Foto: José Dias/Casan/Divulgação
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) não tem medido esforços na busca por soluções para minimizar os efeitos causados pela estiagem que assola os agricultores catarinenses. Após agenda com entidades e órgãos do governo ligados à agricultura familiar, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) destinou R$ 15 milhões para o setor produtivo.
O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, reconheceu os esforços e agradeceu ao Legislativo por contribuir com esta causa.
“Estamos sempre atentos, vigilantes e muito ativos diante dos pleitos de cada trabalhador rural catarinense. Assim como cobramos por resoluções, também sabemos reconhecer quando algo positivo é feito. Quero registrar o meu agradecimento, em nome da Fetaesc, à Alesc por ter se sensibilizado e liberado este recurso tão importante e significativo para somar esforços na luta contra os efeitos da estiagem que castiga boa parte do nosso setor produtivo”, afirma Dresch.
Com os recursos liberados pela Alesc, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC poderá investir em projetos de captação, armazenagem e distribuição de água para produtores rurais em situação de vulnerabilidade social e de médio porte, além do repasse de recursos para os municípios mais afetados.
Os recursos serão distribuídos em três novas linhas de apoio disponíveis para produtores rurais que residam em municípios com o decreto de emergência ou calamidade em função da estiagem/seca reconhecidos pela Defesa Civil estadual. Dresch recomendou que os trabalhadores rurais interessados devem procurar os sindicatos de sua região para receber toda assessoria necessária para encaminhar os processos junto a Epagri.