NOTÍCIAS
Geral
Live da Saúde: Unidos pelo diagnóstico precoce e prevenção do câncer

Foto: Reprodução

Unidos pelo diagnóstico precoce e prevenção do câncer, este foi o tema da Live da Saúde, promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), nesta quarta-feira, 25. O evento contou com a participação da bióloga e doutoranda na área de genética e câncer de mama da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leili Hausmann.

Durante o encontro, Leili explanou especificamente sobre os cuidados dos cânceres de mama, de próstata e pele. Para o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, embora o período de conscientização dos cânceres de mama e próstata seja promovido nos meses de outubro e novembro, é imprescindível que todos voltem a atenção para esta causa durante o ano todo.

“Tanto o outubro rosa quanto o novembro azul são campanhas extremamente importantes para promover o debate, bem como estimular o diagnóstico precoce e a prevenção destas doenças. A maioria das mulheres já tem o costume e a cultura de realizar seus exames periódicos. Mas os homens estão ainda muito atrás e precisam entender a importância da prevenção e os cuidados com a saúde”, ressalta Dresch.

A coordenadora de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaesc, Ana Martinenghi, foi a mediadora da Live. Para ela, o trabalhador rural é um dos grupos que precisa ficar muito atento, principalmente devido as altas exposições ao sol.

“Nossos trabalhadores rurais trabalham diariamente e são expostos aos raios solares e este é um tipo de doença que vem se tornando cada vez mais comum entre os agricultores. Apesar de muitos usarem chapéus e cobrir boa parte do corpo com roupas, é necessário ter os profissionais de saúde como seus aliados nesta luta. A prevenção é a melhor maneira de evitar um problema de saúde”, destaca Ana.

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente.

Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto, parte final do intestino grosso. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Câncer de pele

O câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos, células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Nos indivíduos de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.

Clique no link para assistir à transmissão: https://bit.ly/33dePXx

Publicado em: 25/11/2020 Por: Fetaesc
Tags: santa catarina, fetaesc, câncer, josé walter dresch, Leili Hausmann, ufsc.
Compartilhe
Texto