Videoconferência permitiu participação a distância dos membros do Conselho Deliberativo de todo Estado. Foto: Fetaesc/Divulgação
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) realizou a primeira assembleia geral por videoconferência de sua história. Para o presidente José Walter Dresch, esta inovação permitiu a participação dos membros do Conselho Deliberativo, sem que eles precisassem se deslocar de todas as regiões do Estado até a sede, em São José.
“Não temos medido esforços para lutar pelos pleitos dos agricultores catarinenses. Mesmo diante deste cenário de pandemia, buscamos alternativas para nos manter próximos e usamos a tecnologia a nosso favor para ouvir os agricultores de cada microrregião do Estado”, afirma.
Durante o encontro, os participantes aprovaram o relatório anual de atividades e a prestação de contas de 2019. Apesar de ter uma redução de 8,86% nas despesas, os dados do balanço financeiro revelaram também uma queda de 15,52% na receita total, comparado ao ano anterior.
De acordo com o presidente Dresch, um dos fatores para essa queda, foi a recente campanha no âmbito nacional contra o pagamento da contribuição sindical. “Nessa assembleia, conseguimos abrir o debate mostrando a importância desse recurso para as ações de representatividade, defesa, organização e integração dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Além disso, esse recurso é imprescindível para o desenvolvimento de programas e projetos que visam a valorização da agricultura familiar de Santa Catarina.
Alterações estatutárias
Durante a assembleia geral, foram discutidas e aprovadas algumas alterações no estatuto da Fetaesc. Entre as novidades estão:
- Publicação de editais de convocação nas redes sociais e envio a todos os sindicatos por email
- Realização de assembleias virtuais
- Inclusão de rendas provenientes de aluguéis na composição do patrimônio
Década da Agricultura Familiar
Na oportunidade, a Fetaesc confirmou a data para o lançamento da Década da Agricultura Familiar 2019-2028. O evento será realizado de forma virtual, no dia 16 deste mês, às 14h. A agenda global busca impulsionar os territórios rurais para o desenvolvimento sustentável, com o aumento da produção de alimentos saudáveis indispensáveis para garantir a segurança alimentar e reduzir a fome no planeta.