Foto: Cidasc/Divulgação
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) participou do grupo de federações que desenvolveu uma carta de apelo, junto à Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), destinada às empresas fumageiras pedindo para que elas se sensibilizem e iniciem a compra da safra de tabaco 2020/2021 ainda este ano.
Além da Fetaesc, o documento contou ainda com a participação das Federações dos Trabalhadores Rurais (Fetag e Fetaep) e das Federações dos Sindicatos Rurais (Farsul, Faesc e Faep).
O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch vê com otimismo a resposta do setor industrial. “Nossa reivindicação foi feita em outubro, devido a baixa rentabilidade do setor do tabaco em muitas regiões, não só em Santa Catarina mas em todo o Brasil. Prontamente algumas indústrias confirmaram a compra já para o início de dezembro, o que, de certa forma, demonstra uma valorização pelos trabalhos realizados pelos produtores integrados”, afirma Dresch.
De acordo com a Afubra, até o início da semana, seis empresas já deram sinal positivo aos produtores. A Universal Leaf, primeira empresa a dar um retorno, confirmando as compras em dezembro. A JTI Processadora de Tabaco informou que, excepcionalmente para a safra 2020/2021, irá iniciar a compra do tabaco da variedade Virgínia no dia 1º de dezembro, nos três Estados do Sul do Brasil.
A CTA manterá compras na matriz, em Venâncio Aires/RS, de 09 até 16 de dezembro; na filial Araranguá/SC, de 07 até 16 de dezembro; na filial de Ituporanga/SC, nos dias 09, 10 e 14 de dezembro; e na filial Papanduva/SC, nos dias 10 e 14 de dezembro. A ATC informou que se programa para comprar em dezembro. A Philip Morris informou que iniciará a compra no dia 6 dezembro. Tabacos Marasca inicia a compra já no dia 16 de novembro.
As empresas Alliance One, BAT Brasil (Souza Cruz) e China Brasil, informaram que irão iniciar a compra no início de janeiro, mas que acompanham as questões financeiras de seus produtores integrados e, se necessário, auxiliarão nas suas necessidades.