NOTÍCIAS
Geral
VÍDEO: Inverno influencia na produção agrícola de Santa Catarina
A estação mais fria do ano iniciou no dia 21 de junho
A estação mais fria do ano, que iniciou no dia 21 de junho, e a mudança do clima influenciam diretamente na produção agrícola de Santa Catarina, afinal a agricultura é uma atividade dependente de fatores climáticos. Nesta época do ano, mesmo com a chegada do frio, os produtores rurais preparam o solo e iniciam o plantio das lavouras de inverno.
Existem diversos fatores climáticos extremos que podem afetar o setor agrícola devido ao aumento significativo da temperatura: geada; ondas de calor; veranicos; chuva e ventos intensos.
O inverno catarinense é marcado pela falta de chuva, o que prejudica a produção agrícola. Com a seca, os produtores têm dificuldade de fazer os nutrientes chegarem até a solução do solo e ficarem disponíveis para as raízes de absorção da planta. A falta de chuva faz com que o produtor entre com o sistema de irrigação mecanizado, aumentando o custo de produção.
Em Santa Catarina, por exemplo, o frio intenso que ocorre no inverno nas regiões produtoras de soja, normalmente, já elimina todas as plantas vivas, que são queimadas pela geada. Por isso, no período de 15 de junho a 15 de setembro, é proibido ter plantas de soja em crescimento nas lavouras catarinenses.
O vazio sanitário da soja surgiu para proteger as plantações da ferrugem asiática. Nos locais onde não há a dessecação pelo frio, o produtor deve aplicar herbicidas para evitar que as plantas transmitam a ferrugem asiática para o próximo plantio.
No Oeste Catarinense se destaca a produção de trigo e de aveia e azevém, que são pastagens destinadas à alimentação do gado leiteiro e de corte. Segundo a Epagri, o plantio de trigo já está com 50% em Chapecó, Concórdia e Xanxerê. Alguns municípios como Canoinhas, Lages, Curitibanos e Joaçaba, que somam apenas 20% do plantio, deixaram para plantar mais tarde com o intuito de evitar que as primeiras geadas afetassem a produção do grão.
Na região do Alto Vale do Itajaí, principal produtora de cebola em Santa Catarina, os agricultores dos municípios de Alfredo Wagner, Ituporanga e Imbuia já semearam cebola e alho. No Litoral, onde o frio não é tão intenso e as chances de geada são mínimas, a produção de hortaliças está a todo vapor.
O engenheiro agrônomo Alexandre Augusto Julio Gomes ressalta que é fundamental que os agricultores façam um planejamento e incluam os possíveis riscos com a mudança climática. “O produtor rural precisa conhecer as características da região e investir na produção de acordo com o clima”, explica o agrônomo.
Assista à entrevista e conheça as vantagens e desvantagens do inverno na agricultura:
Assista à entrevista e conheça as vantagens e desvantagens do inverno na agricultura:
Publicado em: 09/07/2018 Por:
Últimas Notícias