Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Belmonte, Descanso e Guaraciaba, filiados à Fetaesc e que fazem parte da Microrregião Três Fronteiras, estão trabalhando para ajudar as famílias agricultoras da região que foram afetadas durante o vendaval na última quinta-feira (11), no Oeste de Santa Catarina.
O temporal causou destruição e diversos estragos em casas e empresas, que ficaram totalmente destelhadas e tiveram as redes elétricas danificadas. Inúmeras árvores foram arrancadas pelas raízes por conta dos fortes ventos e algumas pessoas ficaram feridas.
Preocupados com as famílias atingidas, a Microrregião Três Fronteiras e o Sindicato de Guaraciaba montaram uma força-tarefa para ajudar no conserto de casas e limpeza de áreas. A ação, que reuniu cerca de 200 pessoas em três dias de trabalho, contou com o apoio da Prefeitura de Guaraciaba, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Obras, que disponibilizou caminhões e retroescavadeiras para fazer a limpeza da cidade e do meio rural de Descanso e Belmonte. A iniciativa de fazer um mutirão para consertar os estragos causados pelos ventos fortes contou com o auxílio do ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guaraciaba Luiz Triquez e da atual diretoria da entidade sindical.
O coordenador da Microrregião Três Fronteiras e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riqueza, Vanderley Rutkoski, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de São Miguel do Oeste, Joel Moura, visitaram os locais atingidos e, na próxima semana, vão viabilizar outras ações para ajudar os agricultores familiares que tiveram prejuízos devido ao vendaval.
-
Movimento SindicalPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
Movimento SindicalNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
Movimento SindicalFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
Movimento SindicalConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais