Foto: Fetaesc
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Águas Mornas comemorou, neste domingo (1º), Dia do Trabalhador, 50 anos de história. São cinco décadas contribuindo com a classe trabalhadora rural e com a agricultura familiar, que é responsável por 70% da economia do município.
A comemoração começou com uma oração inicial; depois ocorreu a cerimônia com lideranças, famílias agricultoras e autoridades. Em seguida, foi servido um delicioso almoço e o evento encerrou com corte de bolo e o show da banda Os Tranqueiras.
O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, participou da solenidade e parabenizou a entidade sindical por todo empenho e dedicação. “São 50 anos de trajetória e que precisam ser celebrados, afinal o Sindicato é a ponte entre a Fetaesc e os agricultores. Juntos nós construímos memórias e alcançamos conquistas que proporcionaram melhores condições de vida e trabalho para as pessoas do meio rural”, complementou Dresch.
O início da trajetória do Sindicato foi marcado por muitos desafios e quilômetros de distância. As primeiras lideranças sindicais enfrentaram longas caminhadas, mais de 1 hora a pé, embaixo de sol e de chuva. Assim como é o trabalho das famílias agricultoras, que se dedicam de sol a sol, 365 dias por ano para produzir o alimento que sustenta milhares de pessoas.
Para o presidente do STR de Águas Mornas, Jonas Vanbommel, é uma honra estar como presidente da entidade representativa quando ela celebra 50 anos. “Estou muito feliz e me sinto grato por poder organizar este evento e comemorar ao lado dos cinco ex-presidentes que ajudaram a construir a história do Sindicato. O nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho que foi iniciado e sempre oferecer o melhor aos nossos associados”, finaliza Jonas.
3.335 pessoas já contaram com o auxílio e benefícios do Sindicato de Águas Mornas. Atualmente, a entidade representativa conta com 900 sócios ativos, que podem usufruir de consultas com fisioterapeuta, oculista, dentista e ortopedista. Os agricultores associados têm auxilio em processos burocráticos em relação aos animais da propriedade rural, documentos e impostos de terras, benefícios do INSS e direitos da classe trabalhadora rural.
Embora a produção agrícola de águas mornas seja bastante diversificada, muitas famílias agricultoras têm apostado no cultivo de morango, tomate, tomate cereja e hortaliças, fortalecendo a agricultura familiar do município e de Santa Catarina.
Trabalho, suor e muita dedicação definem os 50 anos de uma história desafiadora, mas que trouxe vida e sucesso ao Sindicato, que honra o compromisso de lutar, defender e garantir os direitos dos agricultores familiares de Águas Mornas.
Participaram também da comemoração a vice-presidente do STR de Águas Mornas, Cilene Bauer; o prefeito Omero Prim; o presidente da Cresol Vale Europeu, Heber Kirchner; o presidente da Câmara de Vereadores, Roque Mees; diretores e colaboradores da Fetaesc; o deputado estadual Nazareno Martins; o ex-prefeito de Palhoça Camilo Martins; o ex-prefeito de Santo Amaro da Imperatriz Sandro Vidal; presidentes dos STRs da Microrregião Florianópolis Sul; e famílias agricultoras.
-
Movimento SindicalPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
Movimento SindicalFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
Movimento SindicalNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
Movimento SindicalConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais