A Secretária de Jovens da Fetaesc, Aline Maier, representou a juventude rural brasileira na 36ª Reunião Especializada Para Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf), que ocorreu de 20 a 23 de junho, em Assunção, no Paraguai.
O encontro promoveu importantes momentos de intensa troca de experiência entre os sete países do Mercosul Ampliado: Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Peru e Brasil. Na ocasião, os participantes puderam conhecer a realidade da Agricultura Familiar de cada país e discutir propostas para o fortalecimento da classe que trabalha para alimentar o mundo.
O principal objetivo foi construir em conjunto, entre organizações e governos, formas de concretizar ações de implantação da Agricultura Familiar, observando as especificidades dos países do Mercosul Ampliado.
Esta edição contou com um marco histórico em que se concretiza a participação de jovens e mulheres como sujeitos fundamentais para a construção do Plano de Ação para a Agricultura Familiar.
A secretária de Jovens da Fetaesc, Aline Maier, representou a secretária de Jovens da Contag, Monica Buffon, e toda a juventude rural do Brasil, levando os anseios dos jovens que permanecem no campo, produzindo alimentos e promovendo a sucessão rural.
Na 36ª Reaf, foram abordados os 7 pilares da Década da Agricultura Familiar, com foco nos jovens e mulheres trabalhadores rurais. “Saímos com propostas de fortalecimento da Agricultura Familiar que abrangem todos os países do Mercosul Ampliado, pensando em uma vida melhor para os trabalhadores rurais, com uma produção sustentável, que alimente o mundo e preserve o meio ambiente”, destacou Aline Maier, que teve a oportunidade de compartilhar todas as ações que estão sendo promovidas pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), por meio da Contag, Fetaesc e demais Federações.
-
Juventude RuralPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
Juventude RuralFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
Juventude RuralNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
Juventude RuralConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais