Representando a Fetaesc, a coordenadora Estadual de Mulheres, Ana Paula Ramos Martinenghi, participou da Oficina Nacional de Planejamento das Ações das Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares do Sistema Contag, em Brasília. Com os objetivos de planejar as Oficinas de Base da Marcha das Margaridas, elaborar projeto de sistematização da Marcha 2019 e definir encaminhamentos concretos para efetivação da Pauta Interna da Marcha, o evento iniciou na última segunda-feira (2) e encerrou na quarta-feira (4).
“Aqui é um lugar seguro, de compartilharmos coletivamente nossos anseios e sonhos. São esses sonhos que nos impulsionarão para mesmo diante deste atual momento desafiador que atravessa o país com a retirada de direitos da classe trabalhadora, sobretudo das mulheres, e o aumento da violência e do feminicídio, a seguirmos de forma coletiva na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça e livre de violência”, destaca a secretária de Mulheres da Contag e coordenadora Geral da Marcha das Margaridas 2019, Mazé Morais.
Mazé ainda reforçou a importância de continuar a luta conjunta por uma maior participação das mulheres nas eleições de 2020 e pediu um grande empenho das Margaridas nas ações descentralizadas do 8 de março - Dia Internacional da Mulher.
“Que a nossa ‘rememória’ dos caminhos percorridos rumo e durante a Marcha das Margaridas 2019 nos impulsione a estarmos presentes nas Eleições municipais de 2020 e a participarmos da agenda do 8 de março. Que a partir dos nossos lugares e realidades façamos um grande Dia Internacional da Mulher, façamos um Brasil com mulher na política e decidindo os rumos do Brasil ”, salientou Mazé.
Além dos objetivos específicos da Oficina e da participação nas Eleições 2020 e nos atos do 8 de março, as mais de 50 dirigentes sindicais que compõem a Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CNMTR) e as coletoras da Marcha das Margaridas 2019 (mulheres da Rede de educadores e educadoras populares da Escola Nacional de Formação da CONTAG-ENFOC, e do Comitê de Mulheres do Distrito Federal), ainda conversam e traçam estratégias de participação na Conferência Nacional de Segurança e Soberania Alimentar, no Encontro Feminista, na Ação da Marcha Mundial de Mulheres, no 4º Festival Nacional da Juventude Rural e no Grito da Terra Brasil 2020.
Ao final da Oficina foram estabelecidos os compromissos referentes à agenda de luta interna e externa das mulheres rurais.
-
MulheresPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
MulheresNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
MulheresFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
MulheresConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais