A lei define a Agricultura Urbana e Periurbana (AUP) como atividade agrícola e pecuária desenvolvida nas áreas urbanas e periurbanas.
Na última sexta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que estabelece a Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana. Essa nova legislação visa promover a segurança alimentar, diminuir o desperdício e fortalecer a economia local, utilizando espaços urbanos de forma eficiente e sustentável.
A lei caracteriza a Agricultura Urbana e Periurbana (AUP) como uma atividade agrícola e pecuária realizada em áreas urbanas e periurbanas, integrada ao sistema ecológico e econômico urbano.
Ela tem o objetivo de produzir e extrair alimentos e outros bens tanto para consumo próprio quanto para venda. Além disso, a atividade deve cumprir com as legislações sanitária e ambiental pertinentes em todas as fases de produção, processamento e comercialização de alimentos.
A nova lei prevê várias medidas para sua implementação, incluindo o apoio aos municípios na identificação de áreas adequadas para essas atividades e a facilitação da aquisição de produtos da agricultura urbana. A legislação oferece apoio técnico e financeiro para assistência técnica e treinamento dos agricultores urbanos, garantindo que eles tenham as habilidades necessárias para aumentar a produtividade e a sustentabilidade.
Além disso, a lei incentiva a criação de feiras livres e outras formas de venda direta, permitindo que os produtores comercializem seus produtos diretamente com os consumidores. Serão estabelecidas linhas especiais de crédito para agricultores urbanos e periurbanos, facilitando o acesso a recursos financeiros necessários para investir na produção, processamento e comercialização.
A legislação também inclui apoio técnico para a certificação de origem e qualidade dos produtos, garantindo padrões elevados e confiáveis, além de promover campanhas para valorizar e divulgar os alimentos e produtos da agricultura urbana, aumentando sua visibilidade e aceitação no mercado.
Objetivos da Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana
- Ampliar a segurança alimentar e nutricional das populações urbanas vulneráveis;
- Propiciar a ocupação de espaços urbanos e periurbanos livres, ociosos e subutilizados;
- Gerar alternativas de renda e atividades ocupacionais para a população dessas áreas;
- Articular a produção de alimentos nas cidades com programas de abastecimento e compras públicas;
- Estimular o trabalho familiar, de cooperativas, associações e organizações da economia popular e solidária;
- Promover a educação ambiental e a produção agroecológica e orgânica de alimentos nas cidades;
- Difundir a reciclagem e o uso de resíduos orgânicos, águas residuais e pluviais na AUP.
Confira mais detalhes aqui.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
-
Agricultura FamiliarPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
Agricultura FamiliarNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
Agricultura FamiliarFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
Agricultura FamiliarConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais