NOTÍCIAS
Geral
Reportagem da Fetaesc é destaque na Plenária Nacional da Terceira Idade

Foto: Reprodução

A reportagem especial da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) sobre a produção de uvas de altitude no Vale do Rio do Peixe foi destaque na 3ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa. O evento, realizado nos dias 9 e 10 de forma virtual, foi promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).

A produção em vídeo apresentou o trabalho dos mais de 700 produtores da região do Vale do Rio do Peixe, no Meio-Oeste do Estado e o cultivo dos parreirais que estão a 750 metros acima do nível do mar. A reportagem apresentou também a vitivinicultura de uma família de idosos, no município de Videira. A cidade é reconhecida como a Capital Catarinense da Uva, onde concentra uma das principais produções de uvas de altitude em Santa Catarina.

Assista ao vídeo da reportagem especial: https://abre.ai/bSEC

Sobre a Plenária Nacional

Foram dois dias de debates, propostas, mensagens e apresentações culturais que resultaram na construção da Carta Política “Tecendo a luta, a memória e a história em defesa da vida, dos direitos, da democracia, do meio ambiente e do envelhecimento ativo, saudável, autônomo e feliz”. O documento foi entregue pela secretária da Terceira Idade, Josefa Rita da Silva (Zefinha) ao presidente da Contag, Aristides Santos, e aos demais diretores e diretoras que estavam presentes na Plenária.

A Carta aponta alguns desafios que estão surgindo diante da política ultraneoliberal que reduz e restringe direitos, o papel do Estado em prover serviços e políticas públicas adequadas e de qualidade. “Há também o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, da transição demográfica, do aumento da longevidade, do aumento da incidência de doenças degenerativas, da composição e comportamento das famílias e, principalmente, da discussão sobre a sucessão rural e destino da agricultura familiar”, aponta a Carta.

Ao receber a Carta Política, o presidente da Contag valorizou o protagonismo das pessoas da terceira idade na luta e nas conquistas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Aristides também lembrou de guerreiros e guerreiras nessa trajetória e que já estão em outro plano, a exemplo de Margarida Alves e Manoel Santos. “Se estamos hoje chegando aos 57 anos da Contag, com o movimento sindical consolidado, com as conquistas, com os direitos garantidos, devemos ao trabalho, à luta das pessoas da terceira idade. A terceira idade é vida dentro do nosso movimento sindical”.

Avaliação

Além de todos os debates, a Plenária foi rica de troca de experiências, depoimentos, cultura e animação. Durante os dois dias foram apresentados vídeos, músicas caipiras com a dupla Ânderes e Fernandes, e a interação de pessoas de todos os estados brasileiros, enviando mensagens e comentários para enriquecer ainda mais o evento.

Zefinha finalizou a Plenária agradecendo a todos e todas que contribuíram na realização da Plenária e a todos e todas que acompanharam os dois dias. A secretária da Terceira Idade também reafirmou a importância e o protagonismo das pessoas idosas. “A terceira idade é o símbolo da esperança de viver. E vamos continuar na luta Semeando Direitos e Cultivando Esperança! Viva a Terceira Idade!”.

Publicado em: 11/12/2020 Por: Fetaesc
Tags: fetaesc, santa catarina, produção de uvas de altitude, videira, plenaria nacional da terceira idade, josé walter dresch, contag.
Compartilhe
Texto