Foto: Fetaesc
A programação da Semana Nacional da Agricultura Familiar inicia nesta segunda-feira (19) e segue até o dia 21 de julho. Os cinco encontros regionais serão transmitidos ao vivo pelas redes sociais da Contag e das Federações.
A Semana da Agricultura Familiar foi instituída pela Lei 13.776 de 20 de dezembro de 2018 e tem como referência o dia 24 de julho, data da publicação da Lei n. 11.326/2006, que estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.
As três Federações do Sul do país que compõem a Regional Sul, Fetaesc, Fetag-RS e Fetaep, organizaram o ato regional para esta terça-feira (20), a partir das 10h. O cronograma possui três painéis: Lei 13.776/2018, que institui a Semana Nacional da Agricultura Familiar; Sucessão Rural e Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar. Para complementar os debates, alguns vídeos da Agricultura Familiar serão transmitidos para mostrar a realidade do homem e da mulher do campo e ainda valorizar as histórias que fizeram sucesso no meio rural.
Para a próxima quinta-feira (22) está marcado um ato nacional em celebração à Semana da Agricultura Familiar e, durante o encontro, está previsto o lançamento do Comitê Nacional da Agricultura Familiar, integrado pela Contag e por organizações parceiras.
O Comitê Nacional da Agricultura Familiar terá, entre outras funções, a de tornar o ato um evento anual e permanente no calendário nacional; discutir, propor, avaliar e monitorar a implementação de políticas públicas para a agricultura familiar, camponesa e indígena em consonância com os 7 Pilares da Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar e com as Diretrizes da Declaração dos Direitos dos Camponeses e Camponesas, além de incentivar ações similares nos estados e municípios.
O objetivo é fortalecer a articulação nacional das entidades que lutam pela defesa dos direitos da agricultura familiar, promovendo a valorização das pessoas que vivem no campo e o reconhecimento da importância na produção sustentável de alimentos saudáveis para a soberania e segurança alimentar e nutricional.
Confira a programação completa:
-
AgriculturaPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
AgriculturaNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
AgriculturaFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
AgriculturaConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais