Foto: Fetaesc
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) realizou, na manhã desta quinta-feira (9), a primeira Assembleia Geral Ordinária (AGO) presencial pós-pandemia. A entidade representativa reuniu aproximadamente 80 lideranças sindicais do Estado Catarinense.
A Assembleia Geral iniciou com a transmissão de uma reportagem produzida pela Assessoria de Comunicação da Fetaesc, em Águas Mornas, para mostrar a realidade da agricultura familiar do município, que tem apostado no cultivo protegido em estufa de morango, tomate cereja e hortaliça com hidroponia.
Na ocasião, a tesoureira da Fetaesc, Agnes Schipanski Weiwanko, e a contadora da Federação, Cilene Hillhesheim, apresentaram a previsão orçamentária para o ano de 2022, que foi aprovada por unanimidade.
Em seguida, cada secretaria da Fetaesc apresentou ideias e projetos que já estão em andamento e que estão no planejamento para serem colocados em prática no ano que vem.
Para o presidente, José Walter Dresch, o movimento sindical não vai acabar, vai apenas enfrentar desafios como já enfrentou em outras ocasiões. “Os desafios estão aí para nos fortalecer ainda mais. Vivemos um momento delicado devido à pandemia, mas acredito que já evoluímos bastante e estamos prontos para voltar às atividades presenciais no próximo ano, dando continuidade aos trabalhos que contribuem com o fortalecimento do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e com o desenvolvimento da agricultura familiar de Santa Catarina”, salienta Dresch.
No encontro, o agricultor Joaquim Bento de Lima Filho, morador do município de Mafra e ganhador do sorteio do Fundo de Amaro Social, recebeu o cheque de R$ 500 das mãos do presidente José Walter Dresch e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mafra, Camilo Machado.
Além de oferecer um auxílio financeiro que é repassado às famílias dos agricultores familiares em caso de falecimento do associado, o Fundo de Amparo Social também promove sorteios com prêmios em dinheiro.
Cinco agricultores de Santa Catarina associados aos Sindicatos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) foram contemplados no sorteio do Fundo de Amparo Social da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).
Nos assuntos gerais da AGO foram abordados Década da Agricultura Familiar, e-Social, CAF, que vai substituir a DAP e entrar em vigor em 2022, imposto de renda, Programa Terra Brasil, negociação das cadeias produtivas, Coban, novas parcerias, Previdência Social, Contribuição Sindical, comunicação, grupos de trabalho em conjunto com a Região Sul da Contag, ações das Secretarias de Mulher, Jovens e Terceira Idade.
Na ocasião, a diretoria da Fetaesc ressaltou a importância do trabalho dos sindicatos filiados para mobilizar os agricultores associados e integrá-los em ações e projetos da Fetaesc que representam, defendem, organizam e beneficiam a classe trabalhadora rural.
-
Movimento SindicalPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
Movimento SindicalFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
Movimento SindicalNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
Movimento SindicalConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais