Entrega para o Governo Federal da Pauta do Grito da Terra 2024 em Brasília
A tarde desta quarta-feira (3) marcou um importante encontro no Palácio do Planalto, em Brasília, onde a Fetaesc, junto com a CONTAG e outras representações sindicais, entregaram ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a pauta de reivindicações do 24º Grito da Terra Brasil. Este evento, que ocorrerá nos dias 20 e 21 de maio de 2024, reunirá cerca de 10 mil trabalhadores rurais de todos os estados brasileiros.
O Grito da Terra Brasil é uma ação coletiva que resultou em conquistas de políticas públicas para a Agricultura Familiar, abrangendo proposições e negociações conduzidas pelas 27 Federações e seus sindicatos filiados à CONTAG.
Durante a audiência, foram discutidos temas cruciais para a Agricultura Familiar, como políticas estruturantes, ampliação de orçamentos e resolução de questões emergenciais visando à melhoria da qualidade de vida e do trabalho no campo brasileiro.
A pauta apresentada está organizada em seis eixos principais, abordando desde Inclusão Produtiva e Práticas Sustentáveis até Direitos Humanos e Políticas Sociais. Entre as propostas, destaca-se a garantia de R$ 90 bilhões para o Pronaf Crédito, com a alocação de recursos para custeio, investimento e habitação rural.
Além disso, foram destacadas propostas relacionadas à conservação ambiental e à resiliência às mudanças climáticas, evidenciando a preocupação com a sustentabilidade na Agricultura Familiar.
A audiência contou com a presença da Secretária-Geral da Fetaesc, Aline Aparecida Maier, e de autoridades como o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o presidente do Incra, César Aldrighi, e representantes de outros órgãos do governo federal, demonstrando o engajamento e interesse do Executivo nas demandas da Agricultura Familiar brasileira.
Confira a Pauta Grito da Terra 2024
Fonte: CONTAG
-
Movimento SindicalPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
Movimento SindicalFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
Movimento SindicalNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
Movimento SindicalConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais