Foto: Fetaesc/Divulgação
No mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) preparou uma programação especial com diversas publicações, entrevistas e uma roda de conversa para tratar sobre as mais variadas áreas de interesse social em prol das mulheres.
Durante todo o mês de março, a Fetaesc abordará temas como empreendedorismo, direito, segurança, gênero, saúde e a participação da mulher no movimento sindical. No dia 30, uma roda de conversa reunirá especialistas para debater ideias e apontar diretrizes e ações para a criação de políticas públicas por igualdade de direitos. O evento será realizado de forma virtual e transmitido pelas redes sociais.
A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaesc, Ana Martinenghi, falou sobre o sentimento diante desta data.
“Chegamos ao mês de março com sentimento de resistência. Um mês que simboliza a mulher e toda a sua luta por igualdade, por respeito e por uma vida com sentido e sem violência. E para nós do movimento sindical é um mês importante para levar as nossas trabalhadoras rurais e agricultoras familiares informação e conhecimento, trazendo diversos temas importantes, incluindo o empoderamento da mulher. Será um prazer tê-las conosco”, destaca.
O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, apontou o trabalho realizado ao longo dos anos e ressaltou, especialmente, a luta da Federação pela paridade de gênero.
“No fim do último ano, nós conseguimos aprovar e alterar nosso estatuto para que as mulheres ocupem 50% dos cargos diretivos e conselhos dentro da Federação. Essa conquista é resultado de uma luta constante de muito trabalho, principalmente de conscientização, para implantar essa cultura dentro da Instituição. Agora, o próximo passo é trabalharmos para que os sindicatos dos trabalhadores (as) rurais se sensibilizem, vejam a importância desta causa e atualizem também seus estatutos na busca por paridade de gênero”, afirma Dresch.