A Live da Fetaesc, em comemoração aos 20 anos da Marcha das Margaridas, reuniu diversas mulheres agricultoras de diferentes estados brasileiros, na noite desta quinta-feira (20).
O encontro on-line foi transmitido ao vivo pelo Facebook da Federação Catarinense e contou com a participação da tesoureira da Fetaesc, Agnes Schipanski Weiwanko; da secretária de Mulheres da Contag, Mazé Moraes; da assessora de imprensa da Fetaesc, Viviana Ramos; e da agricultora e sindicalista Nicoli Nicoluzzi.
A coordenadora de Mulheres da Fetaesc, Ana Martinenghi, responsável por conduzir a Live, fez a abertura oficial e, depois, um breve relato sobre a história da Marcha das Margaridas, de 2000 a 2019.
Em seguida, a tesoureira Agnes Schipanski Weiwanko falou sobre a sua participação em cinco edições da Marcha e contou como foi organizar a representação de Santa Catarina na Marcha durante quatro Marchas da Margarida, destacando a de 2015 como uma das mais marcantes.
Entre uma fala e outra, a agricultora e sindicalista Nicoli Nicoluzzi animava a Live com músicas, além de relatar a experiência de participar da Marcha das Margaridas, em Brasília.
Na ocasião, a secretária de Mulheres da Contag, Mazé Moraes, abordou a organização do evento, os desafios encontrados, e como a Contag tem se organizado com as ações em comemoração aos 20 anos da Marcha das Margaridas, celebrado este ano, diante do atual cenário econômico e político que o país enfrenta devido à pandemia do coronavírus.
Para encerrar, a assessora de imprensa da Fetaesc, Viviana Ramos, também contou como foi trabalhar nos bastidores da Marcha das Margaridas de 2019 e participar da equipe de comunicação nacional que cobriu o evento.
Para a coordenadora de Mulheres da Fetaesc, Ana Martinenghi, 2020 é um ano cheio de desafios. “Iniciei com a expectativa de trabalhar com as agricultoras do nosso Estado, com vontade de conhecê-las e conhecer seus lugares, suas jornadas na roça e na vida, mas uma palavra mudou tudo: a pandemia, que trouxe distanciamento, isolamento e muitas dúvidas. Como trabalhar com nossas agricultoras, nossas mulheres do campo, nossas margaridas?”, questiona a coordenadora.
“Estamos nos reinventando. Não achei que faria uma Live, mas a comemoração dos 20 anos da Marcha das Margaridas e toda a história que esse grandioso ato nos traz fizeram com que fizéssemos esse encontro pela internet para reunir as mulheres de Santa Catarina que sempre estiveram presentes e apoiando a Marcha. Tenho certeza que estamos no caminho certo e fizemos o nosso melhor. Agradeço a todas e todos pela excelente participação”, complementa Ana Martinenghi.
Assista à Live:
-
MulheresPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
MulheresNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
MulheresFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
MulheresConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais