A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) realizou, de forma virtual, na manhã desta terça-feira (13), a última Assembleia Geral Ordinária (AGO) deste ano. Lideranças sindicais, diretores e presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, filiados à Federação Catarinense, participaram da Assembleia on-line.
Na ocasião, os participantes puderam analisar e votar a previsão orçamentária para 2023, que foi apresentada pela tesoureira Agnes Schipanski Weiwanko e pelo setor de contabilidade da Fetaesc. A previsão orçamentária também contou com o parecer do Conselho Fiscal e foi aprovada por unanimidade.
Durante a Assembleia, também foram discutidas formas de arrecadação, carteirinha para associados, Fundo de Amparo Social, convênio Senar/SC, reajuste da Contribuição Sindical Rural, Programa Terra Brasil, questões ambientais, habitação rural, década da agricultura familiar, CAF, organização sindical, atividades de jovens, mulheres e terceira idade, como o Festival Nacional da Juventude Rural e a Marcha das Margaridas, que vão ocorrer em 2023, em Brasília.
As secretarias da Fetaesc tiveram a oportunidade de apresentar os projetos que estão em andamento e as ações que estão sendo planejadas para o próximo ano.
O presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, também fez uma participação na Assembleia para marcar, de forma simbólica, a assinatura do termo de cooperação técnica que, em parceria com a Fetaesc, fará uma recuperação de gestão ambiental na Microrregião Serrana.
Na abertura da Assembleia, o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, destacou a importância de oportunizar e criar parcerias. "Assim como fizemos com o Senar há anos e, recentemente, com o IMA, nós precisamos firmar mais parcerias de forma séria que nos ajudem a dar visibilidade às ações da Federação, garantindo o fortalecimento do Movimento Sindical e o desenvolvimento da agricultura familiar de Santa Catarina", salienta Dresch.
Conselho Político
O Conselho Político da Fetaesc, que é formado pelo Conselho Fiscal, Diretoria Ampliada e Coordenação das Microrregiões, também se reuniu virtualmente, nesta segunda-feira (12), para discutir e encaminhar ações e atividades do Movimento Sindical para o próximo ano. Estavam presentes lideranças sindicais de todas as 16 microrregiões do Estado.
-
Movimento SindicalPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
Movimento SindicalFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
Movimento SindicalNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
Movimento SindicalConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais