O Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado em 4 de julho, contou com uma comemoração especial com o lançamento do PECSOL EAD, uma plataforma de ensino a distância que oferecerá, gratuitamente, cursos virtuais de forma especializada a partir de temáticas de interesse no âmbito do cooperativismo, com o objetivo de oferecer melhores capacitações a cooperados, cooperadas e lideranças sindicais. A iniciativa é da Unicafes Nacional e conta com o apoio do Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
O primeiro curso lançado, neste sábado (4), foi o de Gestão e Governança do Cooperativismo Solidário. A capacitação ocorre em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), a Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM) e com a Universidade de Brasília (UnB).
A capacitação conta com 350 pessoas inscritas, sendo que 183 são lideranças sindicais do Sistema CONTAG. De Santa Catarina, 11 lideranças sindicais da Fetaesc e de sindicatos filiados estão participando do curso. Participam também dirigentes e assessores das Unicafes Estaduais.
A abertura do curso ocorreu com uma Aula Magna transmitida ao vivo pelo canal do PECSOL no Youtube. O convidado especial da aula foi o professor Sérgio Schneider, que ministrou uma palestra sobre “Cooperativismo Solidário: desafios e oportunidades atuais”. Dirigentes da Unicafes e das entidades parceiras também puderam contribuir sobre o curso e o contexto em que ele acontece.
“Iniciamos um curso que certamente será histórico, pois é o primeiro deste gênero e nesse formato feito no Brasil”, comenta o vice-presidente da CONTAG e presidente da COPROFAM, Alberto Broch. “As expectativas das nossas entidades são muito positivas, pois o curso foi preparado com todos os elementos para capacitar muito bem as lideranças inscritas, com os conhecimentos necessários para fomentar o cooperativismo e o associativismo como fatores centrais na organização da produção da agricultura familiar”, afirma.
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, complementa a fala do dirigente: “A capacitação de lideranças no tema do Cooperativismo se coloca como uma necessidade cada vez maior de buscar instrumentos que ajudem os agricultores e agricultoras a terem melhores perspectivas de organização, de acesso a créditos e mercados. Este curso da Unicafes oferecerá muitos elementos para que as lideranças possam atuar melhor nessa área e avançar nas práticas cooperativistas”, explica Aristides.
Segundo o coordenador do Centro de Gestão da Agricultura Familiar e Inovação (CEGAFI), professor Mario Avila, a Universidade de Brasília (UnB) acredita no potencial da agricultura familiar, do cooperativismo e da educação para o desenvolvimento do país. “Estamos felizes em contribuir com o PECSOL e oferecer um pouco da universidade pública para este curso. O CEGAFI é feito de ação e participação com agricultores, gestores, pesquisadores, estudantes e a sociedade em geral. A parceria com a Unicafes mostra que estamos no caminho e do lado certo”.
Para a Unicafes, é muito estratégico unir forças com essas entidades, como explica o presidente Vanderley Ziger. “É um momento histórico de união da nossa organização, que trabalha o cooperativismo, com as organizações que trabalham com o movimento sindical. Em conjunto, vamos aprofundar mais e tornar o cooperativismo um instrumento mais popular, fazer com que as cooperativas se tornem mais efetivas, atuando cada vez mais como instrumentos de empoderamento da nossa base social”.
Mais sobre o PECSOL
O Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (PECSOL) é desenvolvido em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e já promoveu formações presenciais em todo o Brasil. “Esta iniciativa é fundamental para a qualificação dos participantes e para a multiplicação de propostas inovadoras de organização, gestão, governança, inclusão e mercados”, destacou Antônio Moreira Filho, diretor de Formação da Unicafes.
O curso é voltado para lideranças sindicais que poderão reproduzir os conhecimentos sobre o tema do cooperativismo nas organizações e comunidades de base, afim de construir cooperativas sustentáveis e que venham a potencializar a geração de renda dos agricultores e agricultoras familiares.
Fonte: Contag
-
Educação no campoPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
Educação no campoNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
Educação no campoFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
Educação no campoConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais