Foto: Fetaesc
Aproximadamente 30 jovens agricultores de Santa Catarina receberam, na tarde desta sexta-feira (22), durante uma cerimônia de formatura, na sede da Fetaesc, o certificado do Programa Jovem Saber, que tem realizado um trabalhado importante para integrar a juventude e incentivar a permanência no campo e a sucessão rural.
A formatura reuniu jovens de seis turmas: uma turma presencial, que iniciou em 2019; uma turma on-line, de 2020; e quatro turmas on-line, que tiveram início este ano.
Para a secretária de Jovens da Fetaesc, Aline Maier, é uma honra participar de um momento tão importante para a juventude rural e para o Movimento Sindical. “Mesmo com todos os desafios devido à pandemia, conseguimos movimentar e integrar os jovens de forma virtual. Sou imensamente grata pela oportunidade de representar a juventude rural do nosso estado catarinense e liderar esse movimento que defende e representa a classe trabalhadora rural”, agradece Aline Maier.
O trabalho de conclusão do Programa Jovem Saber, produzido pelos participantes, vai virar notícia e será veiculado no site e nas redes sociais da Fetaesc por meio da Campanha Jovem na Mídia, idealizada pela Secretaria de Jovens, em parceria com a Assessoria de Comunicação da Federação.
Durante o discurso, o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, lembrou a importância de capacitar e oportunizar os jovens para que eles queiram ficar na propriedade rural e tenham qualidade de vida, ao lado da família agricultora. “O meio rural precisa de educação, lazer, internet de qualidade e outras ferramentas que possibilitem condições dignas de vida e é exatamente isso que a Fetaesc busca com as ações, projetos e articulações políticas, proporcionando melhorias em atividades agrícolas e gerando mais renda aos produtores rurais”, salientou Dresch.
Durante os encontros, os participantes fizeram o estudo da cartilha com diversos temas ligados à sucessão rural, agricultura familiar e ao Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
Além do estudo, os jovens tiveram a oportunidade de visitar sedes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados à Fetaesc e conhecer propriedades rurais que têm histórias de sucessão para que a juventude do campo compreenda na prática os benefícios e os desafios de permanecer no meio rural.
O Programa oportunizou ainda visitas a projetos e entidades que contribuem com o fortalecimento da agricultura familiar, incentivando a participação de jovens em iniciativas que desenvolvem o setor produtivo e o Movimento Sindical.
Programa Jovem Saber
O Programa Jovem Saber conta com oito módulos e pode ser organizado com 6 a 12 jovens com idade entre 16 e 32 anos, preferencialmente, respeitando a paridade de gênero.
A Comissão Estadual de Jovens é composta por 17 membros, que são indicados pelas microrregiões, e tem a missão de planejar ações que contribuam com a qualidade de vida da juventude rural; discussões sobre a atual conjuntura política do país e recursos para que os jovens permaneçam no campo e deem continuidade às produções agrícolas da família agricultora, promovendo a sucessão e diminuindo o êxodo rural.
Os jovens agricultores interessados em participar das próximas turmas do Jovem Saber devem entrar em contato com a Secretaria de Jovens da Fetaesc.
Confira as fotos do evento:
-
Juventude RuralPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
Juventude RuralFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
Juventude RuralNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
Juventude RuralConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais