Foto: Divulgação
O Programa Jovem Saber, de Santa Catarina, concluiu o primeiro módulo do curso online, na última segunda-feira, 22. Com o tema “Sujeito, Identidades e Cidadania”, as cinco turmas criaram um ambiente propício para debates sobre assuntos como a identidade do jovem no campo, a luta contra o racismo e relações sociais de gênero.
O programa, desenvolvido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), é uma forma de fortalecer a organização da juventude rural e a participação na vida comunitária e na luta sindical. A secretária estadual de Jovens Trabalhadores (as) Rurais, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), Aline Maier, falou sobre as expectativas diante dos novos alunos para este ano.
“A expectativa para os próximos encontros é enorme! Já pudemos perceber o quanto cada um está animado e motivado dentro destes novos grupos, buscando sempre o conhecimento e a troca de saberes. Quando iniciamos as inscrições, eu estava empolgada com uma nova turma. No passar dos dias muitos jovens foram entrando em contato, e ao final das inscrições, quando me deparei que seriam cinco novas turmas, com alunos de todos os cantos do Estado, fiquei com um imenso sentimento de gratidão”, afirma Aline.
As aulas são realizadas de forma virtual e os alunos têm acesso a todo material didático. Os textos de estudo estão divididos em oito módulos e ao final de cada módulo, há uma tarefa de estudos que tem como objetivos aumentar a relação do grupo com a comunidade em que vocês vivem e também despertar em cada um a curiosidade sobre o mundo e a vontade de fazer as coisas acontecerem.
Interessados em saber mais sobre o Programa Jovem Saber podem procurar o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do seu município ou entrar em contato com a Coordenação Estadual de Jovens Trabalhadores (as) Rurais da Fetaesc pelo whatsapp (48) 9 9164-0598 ou pelo email jovens@fetaesc.org.br.