NOTÍCIAS
Terceira Idade
Fique atento às armadilhas do crédito consignado

Foto: Ipaseal/Divulgação

Se apareceu algum dinheiro extra na sua conta bancária, desconfie. Principalmente se você for aposentado ou pensionista do INSS. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) alerta os idosos e familiares sobre os golpes praticado por empresas de empréstimo financeiro, como é o caso do crédito consignado.

São depositados valores de forma automática na conta bancária, sem que o aposentado tenha solicitado ou autorizado este serviço. Caso seja feito um saque deste dinheiro, a pessoa acaba concordando com os termos do acordo do empréstimo.

O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, ressalta a importância de ficar atento às movimentações financeiras e levar o assunto ao gerente do banco, sempre que perceber algo suspeito.

“Temos recebido alguns relatos de aposentados que foram vítimas desse golpe. É lamentável e muito revoltante que isso aconteça, em especial com a terceira idade. É preciso que o idoso fique muito atento e que os familiares também ajudem a fiscalizar. Jamais emprestem o nome para terceiros e só contratem crédito consignado em últimos casos. O que pode ser uma solução, pode se tornar um pesadelo”, afirma Dresch.

A secretária estadual da Terceira Idade e Idosos (as) Rurais da Fetaesc, Gorete Milak, destacou que emprestar o nome para terceiros pode ser um risco.

“Muitos familiares também aproveitam desse benefício do idoso e costumam pedir para que ele solicite um empréstimo para outros fins que não os do próprio aposentado. Depois de contratar, muitos acabam não pagando as parcelas, deixando o idoso endividado. E deste problema, não há como escapar, pois o valor é descontado mensalmente direto do benefício mensal”, aponta Gorete.

Caso tenha sido vítima do golpe, é possível buscar defesa por meios legais, como uma contratação indevida, sem o conhecimento do idoso. É possível alegar o direito do arrependimento, permitido pelo Código de Defesa do Consumidor.

Entre em contato também com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) da sua região para mais informações e auxiliar na resolução destes casos.

Assista ao comentário do presidente da Fetaesc.

Publicado em: 10/02/2021 Por: Fetaesc
Tags: crédito consignado, agricultura familiar, idoso, terceira idade, fetaesc, josé walter dresch.
Compartilhe
Texto