A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) suspendeu, a partir desta segunda-feira (16), todas as atividades externas com aglomeração de pessoas. A decisão foi tomada pela diretoria da Federação para evitar a contaminação e a propagação do coronavírus (COVID-19).
A princípio, o atendimento aos sindicatos filiados à Fetaesc, microrregiões e famílias agricultoras está mantido por telefone e por e-mail, conforme ocorre normalmente. Já os serviços externos, visitas técnicas, viagens e eventos que exigem deslocamento da sede da Federação estão suspensos por tempo indeterminado.
Em Santa Catarina já são seis casos confirmados, 102 suspeitos e 41 descartados. A Secretaria de Estado da Saúde confirmou, neste domingo (15), o 6º caso do novo coronavírus. O paciente é um homem morador do município de Braço do Norte, no Sul do Estado, e tem histórico de viagem ao exterior. Ele está internado em isolamento. Além do paciente de Braço do Norte, já foram confirmados dois casos nos municípios de Rancho Queimado, dois em Florianópolis e um em Joinville.
O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, ressalta a importância da prevenção e orienta que as pessoas procurem informações em fontes seguras para não criar pânico e alardes. “A Fetaesc sempre contribuiu com todos os momentos bons e difíceis de Santa Catarina e, mais uma vez, estamos juntos com a sociedade, empenhados, em amenizar a situação e evitar a contaminação do vírus”, afirma Dresch.
O presidente lembra ainda que as pessoas da terceira idade, que estão na cidade e no meio rural, fazem parte do grupo de maior risco por terem características que favorecem a chegada de complicações da doença. “É algo novo, a gente nunca passou por algo parecido, por isso precisamos nos prevenir até que tenhamos mais informações e orientações de segurança para enfrentarmos e convivermos com o novo coronavírus”, finaliza.
O que é?
Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus, que causam infecções e doenças respiratórias. A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19. Ela foi descoberta no fim de dezembro de 2019, na China, e a primeira morte foi registrada em 9 de janeiro deste ano. Os sintomas são: tosse seca, dificuldade para respirar, febre acima de 37º e insuficiência renal.
Confira as dicas de prevenção:
- Não criar alardes
- Procurar informações em fontes seguras
- Lavar as mãos com frequência
- Higienizar superfícies, como móveis, celulares e corrimão
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado
- Usar máscaras em viagens para áreas de risco
- Não compartilhar itens pessoais, como talheres e toalhas
- Manter distância mínima de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo
Foto: OMS/Divulgação