Nos dias 28 e 29 de maio, a Fetaesc marcou presença no Encontro Territorial sobre Políticas Públicas: A Terra como Espaço de Produção de Alimentos Saudáveis e de Bem Viver. O evento, que faz parte de uma série de 27 encontros que a CONTAG realizará em todas as regiões do Brasil, ocorreu em Treze Tílias, no Vale do Rio do Peixe.
O Encontro Territorial tratou de temas de grande importância para o Movimento Sindical e a Agricultura Familiar de Santa Catarina.
Para o Vice-Presidente da Fetaesc, Luiz Sartor, o evento abordou diversos assuntos, como a importância da reforma agrária, o acesso à terra e a produção de alimentos saudáveis e de qualidade no meio rural catarinense. Além disso, Sartor aponta que, após a discussão desses temas, será possível elaborar propostas para que o Movimento Sindical catarinense ponha em prática a produção saudável e sustentável de alimentos.
“As expectativas para o evento foram as melhores possíveis, com excelente participação dos inscritos, e espera-se construir várias propostas de implementação para o movimento sindical catarinense após o encontro”, afirma Sartor.
Já o Diretor de Políticas Agrárias da CONTAG, Alair Luiz dos Santos, ressaltou que o evento visa discutir políticas públicas para beneficiários da reforma agrária e créditos fundiários, com foco na regularização e titulação de terras. Ele também destaca que o encontro abordará outras políticas, como educação, saúde e infraestrutura. Participam lideranças sindicais e representantes do governo federal e estadual, com o objetivo de avaliar e sugerir melhorias nas políticas existentes.
“A expectativa é que o conhecimento adquirido permita uma melhor cobrança e implementação dessas políticas”, finaliza Alair.
O evento também contou com a presença da Secretária-Geral da Fetaesc, Aline Aparecida Maier, da Secretária de Mulheres, Leslei Kegler Mayer, da Secretária da 3ª idade, Mari Serighelli Nava e do Secretário de Jovens, Dener Civieiro.
-
Política AgráriaPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
Política AgráriaNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
Política AgráriaFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
Política AgráriaConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais