Foto: Divulgação
Em defesa das grandes bandeiras de luta da Agricultura Familiar, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) participa do Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (13º CNTTR), a partir desta terça-feira, 6.
O evento virtual, que segue até quinta-feira, 8, tem previsão de reunir mais de 2,7 mil delegados das cinco regiões do Brasil e vai abordar temas como o fortalecimento da agricultura familiar, da reforma agrária, do crédito fundiário e da regularização fundiária; preservação da sociobiodiversidade; a participação e a valorização dos sujeitos políticos do campo, da floresta e das águas, em especial mulheres, jovens e terceira idade.
Além disso, tratará também sobre a organização e estrutura sindical; a sustentabilidade político-financeira; a proteção e conservação dos bens comuns da natureza; as políticas públicas sociais; a formação político-sindical e a comunicação popular.
O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, ressaltou a importância da união entre as Federações em um objetivo comum que é a qualidade de vida do trabalhador rural.
“Este é um momento importantíssimo para o movimento sindical. Nos últimos anos, realizamos uma série de encontros, reuniões e plenárias, para ouvir o nosso trabalhador rural, entender a real situação e a necessidade em cada parte do Estado. Independentemente da região do Brasil, é preciso união entre as Federações na busca de ações para a implantação de políticas públicas para melhorar as condições de quem produz o alimento diário na mesa da população que é o trabalhador rural brasileiro. Agora, neste Congresso Nacional, temos a oportunidade de encaminhar essas pautas, debater e criar diretrizes para as ações dos próximos anos em defesa de toda agricultura familiar.
Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Aristides Santos, o 13º CNTTR acontece em período bem desafiador do país.
“O sistema de saúde colapsado; aumento do desemprego, da fome, da pobreza e da miséria; crescente degradação ambiental em todos os nossos biomas; corte no orçamento público; desmonte de Ministérios, programas e políticas públicas estruturantes. É nesse cenário que a Contag realiza com ousadia e coragem o seu 13º CNTTR. Tenho certeza que a partir do debate e das proposições na nossa maior instância deliberativa, apontaremos os atuais e próximos passos da Agricultura Familiar brasileira”, afrima.
Além dos debates temáticos, o 13º Congresso da CONTAG também definirá sua nova Diretoria, Conselho Fiscal e respectivas Suplências, gestão (2021 – 2025).