NOTÍCIAS
Geral
Fetaesc leva apelo de trabalhadores rurais a deputados da Bancada do Oeste

Foto: Fetaesc/Divulgação

Na busca por soluções para amenizar os efeitos causados pela estiagem, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) participou de uma reunião com deputados que integram a Bancada do Oeste da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O encontro, realizado por videoconferência nesta terça-feira, 24, contou com a participação do secretário da Agricultura e Pesca, Ricardo de Gouvêa.

O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, destacou o trabalho incansável da Federação junto ao Governo na buscar de soluções para os efeitos que este fenômeno vem provocando aos trabalhadores rurais catarinenses.

“A convite do deputado estadual, Mauricio Eskudlark, a Fetaesc conseguiu explanar, tanto para o legislativo quanto para o executivo, as reais necessidades e demandas que assolam os trabalhadores rurais atingidos pela estiagem neste ano. Sabemos que de forma imediata não será possível solucionar todos os problemas, mas não temos medido esforços para que sejam tomadas providências para que ao menos as consequências causas pela estiagem sejam minimizadas”, afirma Dresch.

O presidente da Fetaesc destacou também que é preciso ter maior celeridade nos processos. “Esta é uma questão urgente e não podemos esperar para agir. Além de ter mais agilidade na realização dos projetos de viabilidade, é preciso também que tenha uma ‘desburocratização’ para que os recursos e toda ajuda chegue a tempo ao nosso agricultor”, ressalta.

Os recursos estão chegando ao Estado, porém é preciso uma força-tarefa para que estes recursos cheguem ao trabalhador rural. Os valores podem ser usados para projetos de captação, armazenagem e distribuição de água para produtores rurais em situação de vulnerabilidade social e de médio porte, além do repasse de recursos para os municípios mais afetados. O presidente da Fetaesc recomendou que os trabalhadores rurais interessados devem procurar os sindicatos de sua região para receber toda assessoria necessária para encaminhar os processos junto a Epagri.

Situação de emergência em 42% dos municípios

De acordo com a Defesa Civil, a estiagem é o segundo fenômeno climático mais recorrente em Santa Catarina, logo após as enxurradas. Atualmente, o órgão estima que 123 dos 295 municípios já tenham declarado situação de emergência. Destes, cerca de 36 ainda aguardam a homologação para ter acesso aos recursos e políticas públicas de enfrentamento.

Deputados estaduais que integram a Bancada do Oeste da Alesc: Mauricio Eskudlark , Altair Silva, Coronel Mocellin, Fabiano da Luz, Jair Miotto, Luciane Carminatti, Marcos Vieira, Marlene Fengler, Mauro de Nadal, Moacir Sopelsa, Neodi Saretta, Nilso Berlanda, Padre Pedro Baldissera, Romildo Titon e Valdir Cobalchini.

Publicado em: 24/11/2020 Por: Fetaesc
Tags: fetaesc, estiagem, santa catarina, agricultura, agricultura familiar, alesc, bancada do oeste, josé walter dresch.
Compartilhe
Texto