Foto: Reprodução
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) integra o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC) na gestão que vai até o fim de 2022. A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Ana Martinenghi, e a suplente Albertina Bertotto vão representar a Fetaesc no desenvolvimento de diretrizes e promoção de políticas públicas que assegurem os direitos das mulheres.
A oficialização da posse ocorreu durante a 3a Plenária do Cedim, realizada na última terça-feira, 6. Para a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaesc, Ana Martinenghi, o Cedim é um dos conselhos fundamentais na luta pela defesa das mulheres em nossa sociedade.
“A participação da Fetaesc no Conselho é importantíssima para mostrarmos a realidade das nossas agricultoras familiares, nossas trabalhadoras rurais, nossas mulheres que estão na roça e que têm sua diversidade e suas singularidades, como educação, cultura, liberdade de expressão além de outros fatores que fazem da luta por seus direitos. Como dizia Margarida Maria Alves: toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”, afirma Ana.
A suplente Albertina Bertotto destacou a gratidão de poder fazer parte do Cedim e ressaltou o compromisso com as pautas da mulher.
“Já me sinto honrada em fazer parte da luta ao lado da Fetaesc e poder continuar esse trabalho tão importante também no Cedim é extremamente gratificante. A luta não é cotra os homens, a nossa bandeira é pela igualdade entre mulheres e homens na sociedade. É contra o machismo, contra a violência, em defesa pela liberdade individual, entre outras diversas pautas em defesa dos direitos da mulher. Para isso, contamos com o apoio de todos e todas nessa causa”, destaca Albertina.