Na última semana, a Fetaesc iniciou as videoconferências individuais com as 17 microrregiões de Santa Catarina para discutir sobre a crise política e econômica que o país enfrenta e os reflexos na Agricultura Familiar do Estado. A primeira reunião on-line ocorreu com a Microrregião Vale do Tubarão.
Nesta terça-feira (9), a diretoria da Fetaesc se reuniu com as lideranças sindicais da Microrregião Três Fronteiras, que abrange os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Extremo Oeste Catarinense.
Na abertura do encontro, o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, expôs as dificuldades enfrentadas devido à pandemia e à crise nacional e relatou as medidas que estão sendo tomadas para minimizar os impactos na vida das pessoas que vivem no meio rural. “Já estamos reivindicando ao Governo do Estado providências sobre crédito de emergência, juros do Plano Safra e sobre o setor produtivo de leite”, explicou o presidente.
Entre as pautas discutidas estão as questões relacionadas à cadeia produtiva de leite, que é uma das principais atividades agrícolas do Oeste do Estado; o preço do tabaco, que infelizmente não houve acordo com as empresas; estiagem e os trabalhos desenvolvidos pelos STTRs, filiados à Federação.
A diretoria levantou ainda a discussão sobre a auto sustentação do Movimento Sindicato dos Trabalhadores e Trabalharas Rurais (MSTTR) e a importância da Contribuição Sindical para manter a estrutura do Movimento, contribuindo com o fortalecimento do MSTTR e com a qualidade de vida das famílias agricultoras filiadas aos Sindicados que compõem a Microrregião Três Fronteiras.
-
Movimento SindicalPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
Movimento SindicalNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
Movimento SindicalFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
Movimento SindicalConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais