NOTÍCIAS
Geral
Fetaesc entrega certificados do curso Mulheres Empreendedoras

Foto: Fetaesc/Divulgação

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) realizou a entrega dos certificados de conclusão do curso presencial Mulheres Empreendedoras. O evento foi realizado na última segunda-feira, 7. As formandas do município de Luiz Alves e da Microrregião Florianópolis Norte foram recebidas na sede da Federação, em São José.

O curso, formado por 5 módulos e carga horária de 60 horas, abordou gestão, planejamento, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal, contribuindo para o investimento de negócios próprios em produções e propriedades rurais de Santa Catarina.

Durante a cerimônia, o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, defendeu a valorização da mulher e a igualdade dos direitos entre homens e mulheres, principalmente em cargos de chefia e liderança.

“Sabemos que diante da lei, somos todos iguais. Mas sabemos também que mesmo com direitos teoricamente garantidos por lei, ampliação de debates e busca por criação de políticas públicas para que seja uma sociedade mais justa e igualitária, as mulheres ainda são vítimas de discriminação e violência, tanto na cidade quanto no campo. Precisamos fortalecer nosso movimento sindical e aumentar ainda mais a participação das mulheres neste movimento, com ações afirmativas e políticas públicas voltadas especialmente à mulher”, afirma Dresch.

Agnes Weiwanko, que estava como coordenadora estadual de Mulheres durante o curso, ressaltou a importância de inserir a mulher do campo nos negócios da propriedade rural.

“Este curso, sem dúvida, foi um divisor de águas na vida de cada uma dessas mulheres. Elas conquistaram mais uma etapa na vida, ampliando o conhecimento e transformando também o seu lado pessoal, como autoconhecimento, autovalorização, confiança e autoestima. Além de capacitar e organizar as mulheres agricultoras, de modo que assegure sua permanência no meio rural, o curso estimulou a criação de oportunidades de investimento, tanto na propriedade, quanto em novas alternativas econômicas”, explica Agnes.

A Microrregião Florianópolis Norte abrange os municípios de Tijucas, Porto Belo, Bombinhas, Itapema, Antônio Carlos, Biguaçu, Major Gercino, Canelinha e Nova Trento.

A atual coordenadora estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaesc, Ana Martinenghi, falou sobre a participação da mulher na agricultura familiar como líder e empreendedora. “Temos um longo caminho a percorrer na busca por igualdade e inserção da mulher do campo, mas essa realidade está cada vez mais próxima. As mulheres estão se aperfeiçoando, investindo em conhecimento e qualificação profissional. Assim agregam maior valor, modernidade e rentabilidade nos negócios da família, assumindo posições de liderança”, aponta Ana.

Empreendedorismo feminino na agricultura familiar

O aumento da participação da mulher como empreendedora na agricultura familiar é fruto destes movimentos de ascensão da mulher nas atividades administrativas. A presença feminina nas modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) alcançou 4.701 mulheres em 2019, o que representa 80% de participação, de acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Esta participação revela que a capacidade produtiva das organizações compostas por mulheres tem se fortalecido e minimizado os problemas de comercialização de seus produtos, além de valorizar a mão de obra feminina e de garantir sua autonomia econômica. O fortalecimento do trabalho das mulheres no campo implica também a consolidação da segurança alimentar de suas famílias.

Confira as fotos: https://abre.ai/bRUB

Publicado em: 08/12/2020 Por: Fetaesc
Tags: fetaesc, mulheres empreendedoras, santa catarina, josé walter dresch.
Compartilhe
Texto