José Walter Dresch. Foto: Miriam Zomer/Agência AL
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) vem por meio desta nota manifestar-se sobre a decisão do Tribunal Especial de Julgamento da Assembleia Legislativa que acatou, no último dia 24, a denúncia contra o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e arquivou a mesma denúncia contra a vice-governadora Daniela Cristina Reinehr (sem partido) no processo de impeachment referente ao reajuste salarial dos procuradores do Estado.
A decisão implica no afastamento de Moisés do cargo, em caráter temporário, por até 180 dias. Com isso, Daniela Reinehr assume o comando do Estado interinamente a partir desta terça-feira (27). A Fetaesc acredita na seriedade dos trabalhados exercidos pelos órgãos oficiais diante do caso e ressalta que volta a atenção às ações junto à Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, sob o comando do secretário Ricardo de Gouvêa, em defesa das demandas e dos pleitos dos agricultores catarinenses, em especial da Agricultura Familiar.
A Feteaesc continuará acompanhando os desdobramentos do processo, esperando que tudo transcorra de forma legal e transparente. A Federação ficará à disposição e permanecerá vigilante diante do cenário com o intuito de representar, defender, organizar e integrar os trabalhadores e trabalhadoras rurais do Estado de Santa Catarina, bem como a agricultura familiar, por meio do desenvolvimento de programas e projetos que visem a valorização da cultura local, a natureza, o econômico e o social, garantindo qualidade de vida no campo e na cidade.
A agricultura familiar é de suma importância para a nossa sobrevivência e precisa de uma atenção especial. As mãos que alimentam a nação, são dos trabalhadores rurais. Os dados revelam que 70% dos alimentos consumidos no em todo o país e cerca de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes tem a agricultura familiar como a principal base econômica, de acordo com o senso agropecuário realizado em 2017.
Att,
José Walter Dresch
Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc)
-
PolíticaPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
PolíticaNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
PolíticaFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
PolíticaConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais