No último sábado (21), jovens agricultores da Microrregião Centro-oeste participaram da formatura do Programa Jovem Saber, uma iniciativa da Contag, em parceria com a Fetaesc.
O Jovem Saber tem o objetivo de trabalhar a organização da Juventude Rural, mostrar o trabalho e a importância do Movimento Sindical, além de trocar experiências entre os participantes.
Representando a Federação, estavam a secretária de Jovens, Aline Maier, que é coordenadora do programa no estado, e a secretária de Mulheres, Albertina Bertotto. Na ocasião, Albertina ainda destacou o quão tem sido importante o trabalho em conjunto realizado pelas secretarias, contemplando jovens e mulheres agricultoras de Santa Catarina. Participaram também diversos dirigentes sindicais da Microrregião, familiares e amigos dos formandos.
Para a formanda Kelli Berté, o Jovem Saber foi de extrema importância para conhecer o Movimento Sindical. "Pudemos entender o que é um sindicato, todo o trabalho que ele presta e como lutar pelos nossos direitos, além disso, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais dos jovens e suas experiências dentro de nossa Microrregião", contou Kelli.
A secretária Aline destaca o trabalho realizado a partir do Programa. "A Secretaria de Jovens da Fetaesc tem buscado trabalhar intensamente com a formação para os jovens catarinenses. Durante os três anos de mandato da atual gestão, tivemos diversas turmas estaduais, microrregionais e municipais, de forma presencial e virtual. Nós dirigentes sindicais temos o dever de representar os trabalhadores rurais, fazendo com que o jovem possa continuar no campo, com qualidade de vida, portanto, ter essa proximidade com eles é fundamental para entendermos as necessidades de cada região do nosso estado", salientou a secretária.
Programa Jovem Saber
O Programa Jovem Saber conta com oito módulos e pode ser organizado com 6 a 12 jovens com idade entre 16 e 32 anos, preferencialmente, respeitando a paridade de gênero.
A Comissão Estadual de Jovens é composta por 17 membros, que são indicados pelas microrregiões, e tem a missão de planejar ações que contribuam com a qualidade de vida da juventude rural; discussões sobre a atual conjuntura política do país e recursos para que os jovens permaneçam no campo e deem continuidade às produções agrícolas da família agricultora, promovendo a sucessão e diminuindo o êxodo rural.
Os jovens agricultores interessados em participar das próximas turmas do Jovem Saber devem entrar em contato com a Secretaria de Jovens da Fetaesc.
-
Juventude RuralPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
Juventude RuralFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
Juventude RuralNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
Juventude RuralConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais