Foto: Divulgação
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) inicia nesta semana o “Sindicato de Portas Abertas”. Esta Campanha Nacional de Sindicalização é desenvolvida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Federações e Sindicatos filiados.
A Fetaesc fará uma série de oficinas com todos os sindicatos filiados das 17 microrregiões do Estado e o primeiro encontro ocorre nesta terça-feira, 9, com a região Carbonífera. A campanha tem como objetivos fortalecer a representação e representatividade junto aos agricultores e agricultoras familiares, melhorando a relação político-sindical com a categoria a partir da escuta das necessidades dos associados e não associados e de adoção de novas estratégias de ação sindical.
Entre as estratégias prioritárias da campanha estão: a atualização dos dados cadastrais dos associados e não associados; fortalecer a política de comunicação e que ela dê visibilidade às experiências exitosas, às lutas e às ações; geração de benefícios e melhorias socioeconômicas para os associados e associadas que fortaleçam a sustentabilidade das entidades sindicais; aprimoramento do atendimento aos agricultores familiares; realização de processos formativos; entre outras.
O Sindicato de Portas Abertas é resultado de análises, debates e de um processo de construção coletiva envolvendo a Diretoria e assessoria da Confederação com o objetivo de apontar caminhos para fortalecer o Plano Sustentar e a sustentabilidade político-financeira da Contag, Federações e Sindicatos filiados.
Também é resultado do acúmulo de debates promovidos pela Contag nos últimos anos, especialmente a partir das Oficinas de Base realizadas em conjunto com as Federações e Sindicatos. Essas Oficinas permitiram identificar potencialidades e fragilidades na organização, na ação e na prática sindical que impactam na representação e representatividade e na capacidade do sistema confederativo responder às demandas da categoria.