A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) celebra 52 anos de história, lutas e inúmeras conquistas nesta quinta-feira (2). Atualmente, a entidade está presente em 214 municípios catarinenses por meio dos Sindicatos dos Trabalhadores (as) e Agricultores (as) Rurais e extensões de base para representar, organizar e integrar as famílias agricultoras de Santa Catarina.
Embora haja muitos motivos para comemorar a data especial, a diretoria da Fetaesc optou por não realizar um evento festivo em comemoração aos 52 anos de trajetória devido à pandemia do coronavírus e à crise econômica e política que o país enfrenta.
O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, lembra que os 50 anos já foram comemorados com momentos festivos e em forma de agradecimento aos sindicalistas que iniciaram e construíram essa grande história. “Mesmo diante das circunstâncias da pandemia, celebramos a data com entusiasmo porque a história foi escrita com muita luta e dificuldades, por isso jamais pode ser esquecida”, ressalta.
O presidente afirma ainda que se sente muito grato por estar na condição de presidente de uma instituição séria, respeitada e que há 52 anos luta bravamente para garantir direitos e benefícios às famílias agricultoras de Santa Catarina. “Eu acredito que vamos conseguir dar continuidade ao trabalho e à história, chegando ao centenário com o mesmo objetivo, que é representar os homens e as mulheres do campo, responsáveis por produzir alimentos que sustentam milhares de pessoas”, complementa Dresch.
Fetaesc
Após a criação de sindicatos em dezenas de municípios catarinenses em 1968, o Movimento Sindical se empenhou na fundação da Federação, que passou a representar os Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina. Em 7 de janeiro de 1969, o Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho e Previdência Social reconheceu a Fetaesc como entidade representativa.
O slogan “Trabalhamos para melhorar a qualidade de vida no campo e na cidade” resume as inúmeras ações e atividades que a Federação vem fazendo ao longo desse meio século para proporcionar melhores condições de trabalho e qualidade de vida aos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Santa Catarina.
-
Movimento SindicalPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
Movimento SindicalNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
Movimento SindicalFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
Movimento SindicalConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais