NOTÍCIAS
Política Agrícola
Fetaesc acompanha acordo para reajuste do preço do tabaco para safra 2024/2025; Veja valores
O acordo foi firmado na tarde desta segunda-feira (3), durante mais uma rodada de negociação de preços do produto

Negociações do preço do Tabaco 24/25

A Fetaesc marcou presença na comissão representativa dos fumicultores e informa que o encontro chegou a um acordo com a BAT para um reajuste linear nos preços do tabaco para a safra 2024/2025. O acordo foi firmado na tarde desta segunda-feira (3), durante mais uma rodada de negociação de preços do produto.

O reajuste acordado será de 10,55% para o tabaco Virgínia e de 7,01% para o Burley, garantindo a reposição da variação dos custos de produção. Dessa forma, a BAT operará com o valor de R$ 23,30/kg na classe BO1 do Virgínia e R$ 20,55/kg na classe B1 do Burley, assegurando uma tabela com rentabilidade justa para o produtor integrado.

Para a comissão representativa, este é um avanço significativo. “Essa assinatura de protocolo com a BAT demonstra que a empresa está comprometida com a valorização do produtor e com a manutenção do sistema integrado”, destacaram os representantes dos fumicultores.

Além da BAT, outras empresas também participaram da rodada de negociação, como Universal Leaf, Alliance One, China Brasil e Philip Morris. No entanto, não houve consenso nas propostas apresentadas por essas companhias.

A Fetaesc reforça que aguarda o posicionamento das empresas que ficaram de analisar as contrapropostas e daquelas que possam revisar seus índices. Além disso, a comissão representativa dos produtores deixa claro que qualquer tabela de preços que não seja acordada com a comissão não será reconhecida, em respeito à Lei de Integração.

A comissão representativa dos fumicultores é composta pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Seguimos firmes na defesa dos direitos e da justa remuneração dos agricultores familiares.

**CRÉDITO INFORMAÇÕES E FOTO: ASSESSORIA AFUBRA

Publicado em: 04/02/2025 Por: Fetaesc
Tags:
Compartilhe
Texto