A Fetaesc, Fetag-RS e Fetaep, que compõem a Regional Sul da Contag, realizaram na manhã desta quarta-feira (2) uma videoconferência com a Superintendência do INSS da Região Sul sobre o crescente número de benefícios rurais que têm sido indeferidos pela instituição e demais assuntos ligados aos benefícios das famílias agricultoras.
A iniciativa das três Federações faz parte da Semana Nacional de Mobilização para denunciar o aumento do número de benefícios negados pelo INSS, que iniciou na última segunda (31) e segue até sexta-feira (4).
O objetivo do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) é chamar a atenção do Governo Federal e de toda a sociedade sobre o aumento de indeferimentos de benefícios rurais, especialmente, do benefício auxílio-doença.
Além dos assuntos específicos sobre os benefícios, durante a reunião virtual, os representantes da classe trabalhadora rural levantaram outros problemas existentes como agências fechadas no meio rural; Meu INSS e INSS Digital. A pauta com as reivindicações, críticas e sugestões foi compartilhada com a Superintendência e, após a análise, será agendada uma nova reunião.
Os representantes das entidades sindicais avaliaram positivamente o encontro on-line, embora não tenha ocorrido uma resposta concreta. “Avaliamos muito bem a reunião pela aproximação das Federações com a Superintendência do INSS, o que nos permitirá diminuir as diferenças de entendimento nas agências e, com isso, chegarmos a um consenso, melhorando o atendimento e os procedimentos burocráticos em relação aos benefícios rurais”, salientou o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch.
-
Políticas SociaisPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
Políticas SociaisNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
Políticas SociaisFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
Políticas SociaisConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais