Foto: Fetaesc
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) comemora 53 anos de história nesta sexta-feira (2). Desde julho de 1968, a entidade representativa integra, defende e organiza os trabalhadores e trabalhadoras rurais catarinenses, por meio do desenvolvimento de programas e projetos que valorizam as atividades agrícolas e garantem condições dignas de trabalho e qualidade de vida no meio rural.
Presente em 214 municípios catarinenses, por meio dos Sindicatos dos Trabalhadores (as) e Agricultores (as) Rurais de Santa Catarina, extensões de base e 17 Microrregiões, a entidade representa os 164 mil estabelecimentos rurais do Estado, responsáveis por 70% dos alimentos que chegam à mesa da população todos os dias. A categoria é de aproximadamente 1 milhão de pessoas entre pequenos proprietários rurais, meeiros, parceiros e assalariados rurais.
Embora seja uma data muito especial para o Movimento Sindical, a diretoria da Fetaesc optou por não realizar um evento festivo em comemoração aos 53 anos de trajetória em respeito à pandemia e às milhares de vítimas da Covid-19.
O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, afirma que mesmo sem reunir pessoas é importante relembrar e celebrar toda a história construída pela entidade e as lutas feitas em favor da Agricultura Familiar. “Neste dia 2 de julho, quando a Fetaesc completa 53 anos, é o momento de fazer um balanço de todas as ações e se preparar para os desafios do futuro. A Fetaesc caminha rumo aos 100 anos com o respeito que conquistou em Santa Catarina e em todo o país”, salienta.
José Walter Dresch confessa que se sente muito feliz por estar na condição de presidente de uma instituição séria e poder contribuir com a garantia de direitos da classe trabalhadora rural. “Parabenizo a Fetaesc, os sindicatos filiados que ajudaram a Federação a chegar até aqui e os agricultores familiares por acreditarem no nosso trabalho, que é feito com muita ética e responsabilidade”, complementa Dresch.
Nos últimos anos, a Fetaesc tem priorizado o trabalho com todos os membros da família agricultora, valorizando e proporcionado oportunidades às mulheres do campo com o curso Mulheres Empreendedoras: a força de se reinventar e aos jovens com o curso Jovem Saber. As atividades do setor de Gênero e Geração da Federação têm movimentado e integrado a juventude rural, mulheres e terceira idade.
Fetaesc
Após a criação de sindicatos em dezenas de municípios catarinenses em 1968, o Movimento Sindical se empenhou na fundação da Federação, que passou a representar os Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina. Em 7 de janeiro de 1969, o Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho e Previdência Social reconheceu a Fetaesc como entidade representativa.
O slogan “Trabalhamos para melhorar a qualidade de vida no campo e na cidade” resume as inúmeras ações e atividades que a Federação vem fazendo ao longo desse meio século para proporcionar melhores condições de trabalho e de vida à classe trabalhadora rural catarinense.
-
Movimento SindicalPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
Movimento SindicalFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
Movimento SindicalNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
Movimento SindicalConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais