Foto: Julio Cavalheiro/Secom/Divulgação
Diante da grave situação da estiagem que assola os trabalhadores rurais catarinenses, em especial na região Oeste do Estado, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), José Walter Dresch, ressaltou que é preciso ir muito além dos recursos emergenciais.
A Fetaesc está diretamente ligada às reais necessidades e pleitos dos agricultores familiares há mais de 50 anos. Ao longo deste meio século não tem medido esforços para proporcionar melhores condições de trabalho e de vida aos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Santa Catarina.
Para Dresch, a estiagem é uma agenda das mais urgentes, pois afeta todos, desde o agricultor que depende do cultivo para a sobrevivência até o consumidor final quando vai ao supermercado comprar alimentos.
“Este é um assunto recorrente em no Estado. Todos os anos sofremos com a estiagem, seja ela de baixa ou alta intensidade e sempre precisamos contar com uma força-tarefa na busca de recursos ações emergências para minimizar as consequências causadas por essa crise hídrica. O trabalhador rural chegou ao seu limite e não pode viver apenas contando com a liberação de crédito, se afundando cada vez mais em dívidas. O nosso agricultor precisa também de políticas públicas de prevenção”, afirma o presidente da Fetaesc.
O Governo do Estado destinou mais de R$ 76 milhões em apoio aos atingidos pela estiagem e possui diversos programas de apoio e fomento direcionado ao atendimento, principalmente, dos produtores rurais impactados pela seca, mas a burocracia excessiva e a falta de celeridade na resolução dos processos faz com que o acesso aos programas fique restrito para poucos agricultores o que acaba prejudicando ainda mais a situação.
“Esses recursos e estas ações precisam chegar lá na ponta. Precisam chegar onde realmente importa que é na propriedade rural. A Fetaesc está à disposição dos trabalhadores rurais e orienta que os agricultores que estão sofrendo pela estiagem procurem os sindicatos de suas regiões para que sejam assessorados e juntos possamos levar esse pedido de socorro aos órgãos competentes do Estado para que possamos superar essa crise causada pela estiagem”, ressalta Dresch.
Assista ao vídeo do presidente da Fetaesc sobre este assunto: https://bit.ly/3m8wo2g