Foto: Fetaesc/Divulgação
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), José Walter Dresch, recebeu, nesta quarta-feira, 2, o deputado estadual Altair Silva, integrante da Bancada do Oeste, para tratar sobre os pleitos dos trabalhadores rurais, em especial o drama da estiagem que assola os agricultores catarinenses.
Dresch agradeceu a disponibilidade do deputado e ressaltou que esta é uma agenda extremamente importante para que as reais necessidade de cada trabalhador rural chegue ao Legislativo e que o parlamento seja parceiro na busca por ações voltadas para a criação de políticas públicas de prevenção.
“O agricultor não pode ficar realizando financiamentos todos os anos para remediar o descaso do poder público. O trabalhador rural precisa de incentivo e de programas que fortaleçam a sua produção e contribua para o desenvolvimento da cadeia produtiva, em vez de se endividar ainda mais”, afirma o presidente da Fetaesc.
O deputado Altair Silva parabenizou toda a equipe da Fetaesc pelo trabalho realizado em prol da agricultura familiar e enfatizou o compromisso na busca por políticas públicas para atender as demandas do setor.
“Precisamos estar à frente do nosso tempo, em especial quando o assunto for estiagem. É preciso que o trabalhador possa ter um sistema de armazenamento de água na sua propriedade, por exemplo, bem como o acesso a pastagens de qualidade entre outras ações que possam deixar o agricultor mais preparado para enfrentar qualquer anormalidade climática ou outro evento atípico que possa afetar sua produção”, destaca o deputado.
Altair Silva afirmou ainda que o diálogo da Fetaesc com Assembleia Legislativa é fundamental para a criação de boas políticas públicas para que o produtor rural tenha mais segurança, sustentabilidade e um apoio efetivo do Estado em todos os momentos. “Agora, por exemplo, seria o momento em que o Estado deveria repor as sementes de milho, por meio do Programa Troca-Troca, para que o produtor possa plantar o milho e ter silagem, além de aproveitar o próprio grão. O milho é a principal matéria-prima é o motor da economia do nosso agronegócio em Santa Catarina”, explica o deputado.
Boletim hidrometeorológico
Os dados do boletim hidrometeorológico, divulgado no último mês pela da Defesa Civil, revelam que cerca de 120 municípios estão em situação crítica, em alerta ou em atenção. O quadro do volume de chuvas foi agravado nos últimos dois meses, principalmente nas regiões do Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí.