Na tarde desta terça-feira (1º), a Fetaesc, a Fetag-RS, a Fetaep e a Contag realizaram reunião com a equipe do Banco Central do Brasil sobre a estiagem. A reunião foi agendada pelo Deputado Federal Heitor Schuch, que também participou da reunião acompanhado da assessoria.
Três temas centrais focaram o debate: a prorrogação das operações de crédito rural, o crédito emergencial e o aperfeiçoamento do Proagro. Ainda, as entidades cobraram a necessidade de revisão do zoneamento agrícola, estendendo o prazo de plantio para auxiliar os produtores atingidos em anos de ocorrência de estiagem. A prorrogação dos créditos devidos é primordial para que os agricultores possam continuar produzindo com o mínimo de capital de giro e capacidade de investimento.
Segundo o Banco Central, já estão sendo disponibilizados cerca de 2 bilhões para indenização dos agricultores via Proagro. Contudo, será necessário o aporte de orçamento extraordinário do Tesouro Nacional para a equalização dos juros das prorrogações e para o crédito emergencial. Esse aporte deverá passar pelo Congresso Nacional.
A diretoria da Fetaesc tem expectativa de que realmente seja disponibilizado recurso do Tesouro Nacional para ajudar de forma emergencial os agricultores familiares do Sul do país que foram atingidos pela estiagem, impctando diretamente nas produções agrícolas e na renda familiar.
Fonte: Fetag-RS
-
Política AgrícolaPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
Política AgrícolaFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
Política AgrícolaNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
Política AgrícolaConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais