O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) realizou, na última sexta-feira (17), uma live para apresentar o cronograma de lançamento do CAF 3.0, o novo sistema do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar. Essa atualização, prevista para março, promete simplificar e agilizar o acesso às mais de 20 políticas públicas voltadas aos agricultores familiares em todo o Brasil.
O CAF é uma ferramenta essencial para identificar e integrar as famílias da agricultura familiar às políticas públicas, fortalecendo a produção rural e garantindo direitos fundamentais. Desde 2023, o MDA tem trabalhado intensamente para modernizar o sistema, em parceria com sindicatos, prefeituras e entidades do setor, e agora, com o CAF 3.0, haverá mais eficiência, segurança e facilidade nos cadastros.
Entre as principais novidades estão a integração com registros de terras e renda, o cadastro automático para Reforma Agrária, validade ampliada (5 anos para a região Norte e 3 anos para as demais), além da marcação de agroecologia e identificação de segmentos de Povos e Comunidades Tradicionais.
O MDA também está promovendo formações para os agentes emissores, que terão papel fundamental na implementação do novo sistema. As sessões de treinamento seguirão até março, garantindo que o CAF 3.0 seja utilizado de forma eficiente e alcance todos os agricultores que dependem dessa ferramenta.
A Fetaesc reforça a importância do CAF como porta de entrada para políticas públicas que beneficiam milhões de agricultores familiares, garantindo dignidade, inclusão e o fortalecimento da agricultura familiar. Estamos acompanhando de perto as atualizações e sempre ao lado dos agricultores catarinenses!
Confira o 2º Módulo do treinamento on-line
Fonte: MDA