Foto: João Althoff/Divulgação
A agricultura familiar é destaque também na produção de maçã. Santa Catarina espera colher mais de 550 mil toneladas de maçã na safra 2020/21, o montante representa metade da produção nacional da fruta. O estado conta com aproximadamente 2 mil produtores, sendo a maioria agricultores familiares na região de São Joaquim e Fraiburgo.
Maior produtora de maçã do Brasil, Santa Catarina espera uma safra de excelente qualidade. Os produtores pretendem retomar o crescimento e ganhar espaço no mercado internacional. Atualmente, as principais variedades produzidas são Gala e Fuji.
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), José Walter Dresch, celebrou a expectativa para a safra e ressaltou a importância da fruticultura para o estado catarinense.
“A agricultura familiar de Santa Catarina é destaque na produção nacional de maçã. Além disso, temos orgulho de representar também os trabalhadores rurais que fazem a fruticultura catarinense ser exemplo para outros estados. Temos um local rico geograficamente e cada região do estado tem um clima favorável para determinado tipo de fruta, como é o caso da banana, de uvas, pêssego, maracujá, laranjas e frutas de caroço”, ressalta Dresch.
O presidente da Fetaesc lembra ainda que é preciso aproximar ainda mais o agricultor ao acesso de novas tecnologias e informação para impulsionar cada vez mais a fruticultura catarinense, criando novas oportunidades de investimentos e estratégias para a agricultura familiar.
Pitaia em SC
Santa Catarina já é o segundo maior produtor de Pitaia do Brasil. Este é um exemplo de oportunidade de diversificação das atividades da agricultura familiar. Os produtores catarinenses de pitaia entram em 2021 começando a colheita da fruta com boas perspectivas. A previsão para a safra 2020/21 é de um aumento de 30% em relação ao ano anterior.