O número expressivo de capivaras que têm aparecido às margens de rios e em lavouras de famílias agricultoras de Santo Amaro da Imperatriz e de municípios vizinhos tem preocupado a administração municipal e toda população santoamarense devido aos riscos de doenças que o animal transmite e aos prejuízos que as famílias agricultoras têm enfrentado nos últimos meses.
Para discutir um plano de ação que diminua o crescimento de capivaras na região, as lideranças do município e os Poderes Executivo e Legislativo, em parceria com a Fetaesc e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, mobilizaram uma audiência pública, marcada para quinta-feira (28), às 20h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Amaro da Imperatriz.
Na última semana, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santo Amaro da Imperatriz, Douglas Machado, e o vereador Ricardo Costa estiveram na Fetaesc com o presidente José Walter Dresch e com o secretário geral Luiz Sartor.
Na ocasião, o presidente Dresch reconheceu e elogiou a iniciativa da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Santo Amaro e se comprometeu a ajudar na força-tarefa para controlar as capivaras. “A Fetaesc está à disposição para contribuir com o plano de ação para amenizar os prejuízos econômicos e prevenir as doenças que as capivaras transmitem à população”, salienta José Walter Dresch.
O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santo Amaro da Imperatriz, Douglas Machado, afirma que o objetivo da audiência é cobrar um parecer dos órgãos competentes e, juntos, encontrar uma solução. “Além do risco de atrair doenças, é inadmissível ver um agricultor que trabalhou durante meses na plantação e cultivo de uma roça de milho se queixar que perdeu 1,2 ou 3 hectares da lavoura. Precisamos tomar as medidas cabíveis para minimizar os danos na agricultura e evitar problemas maiores de saúde”, complementa Douglas Machado.
Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc