Uma delegação do Uruguai, com 25 agricultores e agricultoras, desembarcou na sede da Fetaesc na última segunda-feira (18) para visitar e conhecer os modelos de propriedades rurais de Santa Catarina, produção orgânica, cooperativas de crédito e de produção, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e cases de sucesso da Agricultura Familiar.
Além de identificar histórias bem sucedidas de famílias agricultoras do Estado que mostram a importância de políticas públicas e incentivos, o intercâmbio tem o objetivo de motivar as lideranças sindicais e organizações do Uruguai que favorecem o desenvolvimento rural, a soberania e a segurança alimentar do país.
O intercâmbio é promovido pela Confederação de organizações de produtores familiares do Mercosul ampliado (Coprofam), em parceria com a Contag, Comissão Nacional de Fomento Rural e Associação de Mulheres Rurais do Uruguai, que são filiadas à Coprofam, com o apoio da Fetaesc.
O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, recepcionou o grupo e contou um pouco sobre a história da entidade representativa, que há 51 anos luta para garantir direitos e qualidade de vida no meio rural. “É uma vivência incrível poder trocar experiências e conviver por alguns dias com pessoas que, mesmo falando outro idioma, têm a mesma preocupação e o mesmo objetivo que a gente, que é alimentar saudavelmente a população dos dois países e garantir qualidade de vida e condições dignas aos protagonistas, que são as famílias agricultoras”, salientou Dresch.
Durante a programação, o presidente apresentou a Epagri e a Secretaria de Agricultura e Pesca de Santa Catarina aos uruguaios, que tiveram acesso a dados e informações sobre projetos de pesquisa, assistência técnica e políticas públicas que contribuem com a agricultura catarinense.
Representando a delegação, o coordenador executivo da Comissão Nacional de Fomento Rural do Uruguai, Gustavo Cabrera, ressaltou a importância de conhecer de perto outras realidades da agricultura. “A experiência de conhecer Santa Catarina e a diversidade da agricultura daqui está sendo muito valiosa”, afirmou Gustavo.
O grupo visitou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Águas Mornas e a Cresol Vale Europeu para conhecer a história e as ações das entidades, além de trocar experiências sobre políticas públicas que contribuem com a produção agrícola e com o fortalecimento da Agricultura Familiar, como o crédito rural. Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Águas Mornas, Jonas Vanbommel, contou sobre o empenho e a dedicação do sindicato e das lideranças sindicais que ajudaram na criação da Cresol.
A direção da Fetaesc também proporcionou aos uruguaios uma visita técnica para conhecer a história de empreendedorismo de um grupo de agricultoras que alcançaram o sucesso. A visita ocorreu na CooperAção, uma cooperativa formada somente por mulheres de São Ludgero com produtos da Agricultura Familiar, gerando emprego e renda às famílias agricultoras e contribuindo com o desenvolvimento econômico do município.
O cronograma da delegação seguiu pela Serra do Rio do Rastro para visitar propriedades rurais em Bom Jardim da Serra e Lages que produzem frutas e verduras e que tiveram acesso ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
Para encerrar o intercâmbio, a delegação visitou o município de Petrolândia e Imbuia nesta quinta (21). Os uruguaios visitaram propriedades rurais que criam gado de leite; agroindústria que produz queijo com leite de ovelha; granja de ovos de codorna que utiliza energia fotovoltaica e produtos orgânicos que são entregues em cestas, semanalmente, em Florianópolis e na sede da Fetaesc.
Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc