NOTÍCIAS
Geral
Fetaesc promove curso para mulheres agricultoras de Luiz Alves
As atividades estão sendo ministradas na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luiz Alves

A Fetaesc promove o 4º encontro do Curso Mulheres Empreendedoras: a arte da inovação para mulheres agricultoras do município de Luiz Alves, nesta quarta-feira (9), na sede do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Luiz Alves (Sitrula).

Em cinco módulos e com carga horária de 60 horas, o curso aborda gestão, planejamento, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal, contribuindo para o investimento de negócios próprios em produções e propriedades rurais de Santa Catarina.

No último módulo, as participantes estudaram sobre empreendedorismo, produto, como agregar valor e segmentação de mercado. Nesta quarta (9), as mulheres agricultoras estão aprendendo a fazer um plano de negócios e terão a oportunidade de conhecer ferramentas de desenvolvimento pessoal, proporcionando uma grande reflexão sobre a vida de cada uma.

A coordenadora Estadual de Mulheres, Agnes Schipanski Weiwanko, afirma que o curso é um grande incentivador para inserir a mulher do campo nos negócios da propriedade rural. “O objetivo do curso é motivá-las a investirem em seus potenciais, proporcionando autonomia, valorizando a criatividade, agregando valor na produção e gerando renda extra para a família agricultora”, complementa Agnes Weiwanko.

A realização do curso é um pedido do STR de Luiz Alves, que tem o intuito de oportunizar as mulheres associadas à entidade sindical. “Desde que a Astravali trouxe o Curso Mulheres Empreendedoras para a região, a gente visualizou o potencial e o sucesso, por isso trouxemos mais essa oportunidade para as agricultoras de Luiz Alves, fomentando a criação de pequenos e médios negócios, agregando renda na propriedade rural e contribuindo com o desenvolvimento econômico do município”, ressalta o presidente do STR de Luiz Alves, José Matias Scherer, que também é coordenador da Microrregião Baixo Vale do Itajaí (Astravali).

Luiz Alves, reconhecida como a Capital da Cachaça, que também é referência na produção de banana, foi o primeiro município de Santa Catarina a criar um Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em 1967, e contribuiu significativamente para a fundação da Fetaesc, em 1968.

Atualmente, o Sitrula conta com aproximadamente 920 sócios, sendo que 550 trabalham com a cultura da banana. A entidade representativa oferece aos associados diversos serviços que ajudam na produção agrícola e benefícios que garantem condições dignas de trabalho e de vida aos homens e mulheres do campo.

Entre eles estão a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), Coban, ITR (Imposto Territorial Rural), assessoria previdenciária, CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural), plano de saúde, guia de desconto para exames e consultas, emissão de certidões e matrículas necessárias de imóveis rurais, agendamento e transporte até Blumenau para exames e consultas.

A Fetaesc, por meio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados, tem trabalhado com inúmeras ações e lutado incansavelmente para garantir direitos e benefícios às famílias agricultoras do Estado, que são responsáveis por 70% dos alimentos que chegam às mesas da população todos os dias.

Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc

Publicado em: 09/10/2019 Por:
Tags:
Compartilhe
Texto