A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) promove o VI módulo do Programa Jovem Saber nesta terça-feira (24) e quarta-feira (25), em Curitibanos, na Microrregião Planalto Sul.
A Comissão Estadual de Jovens se reúne para fazer o estudo da cartilha do VI módulo, que aborda a Reforma Agrária, capacitando os jovens do meio rural e incentivando a criação de novos grupos de estudos em Santa Catarina.
Além do estudo, os jovens visitam propriedades do Assentamento 1º de Maio, o Museu Antonio Granemann de Souza, que conta com um rico acervo da Guerra do Contestado, feira de agricultores familiares e Seminário de Sementes Crioulas.
O Programa Jovem Saber conta com oito módulos e pode ser organizado com 6 a 12 jovens com idade entre 16 e 32 anos, preferencialmente, respeitando a paridade de gênero.
A Comissão Estadual de Jovens é composta por 17 membros, que são indicados pelas microrregiões, e tem a missão de planejar ações que contribuam com a qualidade de vida da juventude rural; discussões sobre a atual conjuntura política do país e recursos para que os jovens permaneçam no campo e deem continuidade às produções agrícolas da família agricultora, promovendo a sucessão rural e diminuindo o êxodo rural.