A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) promoveu o V módulo do Programa Jovem Saber nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28), na Microrregião Florianópolis Norte. A Comissão Estadual de Jovens se reuniu para fazer o estudo da cartilha do V módulo Jovem Saber, que aborda a Agricultura Familiar, capacitando os jovens do meio rural e incentivando a criação de novos grupos de estudos em Santa Catarina.
Além do estudo, os participantes fizeram visita a campo para conhecer propriedades rurais modelos que têm histórias de sucesso e empreendedorismo. Neste módulo, os jovens visitaram propriedades que trabalham com banana orgânica, galinha caipira e hortaliças de cultivo protegido e uma agroindústria de processamento de batata doce.
O coordenador Estadual de Jovens, Adriano Gelsleuchter, ressalta que o intuito de visitar as propriedades é valorizar o esforço dos jovens que estão trabalhando com as famílias no meio rural. “Além das visitas, a Comissão Estadual de Jovens discutiu as leis e as políticas públicas da Agricultura Familiar, abordando as características de Santa Catarina”, salienta o coordenador de Jovens da Fetaesc.
O Programa Jovem Saber conta com oito módulos e pode ser organizado com 6 a 12 jovens com idade entre 16 e 32 anos, preferencialmente, respeitando a paridade de gênero.
A Comissão Estadual de Jovens é composta por 17 membros, que são indicados pelas microrregiões, e tem a missão de planejar ações que contribuam com a qualidade de vida da juventude rural; discussões sobre a atual conjuntura política do país e recursos para que os jovens permaneçam no campo e deem continuidade às produções agrícolas da família agricultora, promovendo a sucessão rural e diminuindo o êxodo rural.