Educadores Populares da Contag, Fetaesc, Fetaep e Fetag-RS se reuniram, nesta quarta-feira (3) e quinta-feira (4), na sede da Fetaep, no Paraná, para organizar e preparar o próximo módulo do curso Regional Sul da Enfoc.
A oficina é a continuidade do processo de formação dos educadores (as) Populares e a preparação para o 2º módulo da 7° Turma Regional Sul da Enfoc, que ocorrerá de 10 a 16 de setembro, na sede da Fetaesc, em São José.
Durante o encontro, os participantes analisam a conjuntura e implicações para atuação do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) no Sul do país, organizam e definem metodologias que serão vivenciadas durante os módulos que ocorrem nos três estados que compõem a Regional Sul.
Representando Santa Catarina, participaram da oficina a coordenadora de Mulheres da Fetaesc, Agnes Schipanski Weiwanko; o presidente do STR de Balneário Piçarras, Artur Onofre; a presidente do STR de Tijucas, Ana Paula Ramos Martinenghi; a coordenadora de Mulheres da Microrregião Florianópolis Norte, Claudete de Sousa Bianchezzi; e a coordenadora de Mulheres do Baixo Vale do Itajaí, Evanir Hess.
O 1º módulo da 7ª turma Enfoc Regional Sul ocorreu de 11 a 17 de junho, na sede da Fetaep, em Curitiba, Paraná.
O objetivo do curso é proporcionar uma formação política que fortaleça e qualifique a atuação do movimento na disputa por políticas e projetos na sociedade, enfatizando a importância do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), como enfrentamento às politicas neoliberais e valorização do campo como espaço de qualidade de vida e de construção da identidade dos sujeitos do campo, suas pautas e lutas.
Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc