A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), entidade que representa 214 municípios catarinenses por meio dos Sindicatos dos Trabalhadores (as) e Agricultores (as) Rurais de Santa Catarina, completa 51 anos de história, lutas e conquistas nesta terça-feira (2).
Dividida em 17 Microrregiões, a entidade representa as 164 mil famílias agricultoras do Estado, responsáveis por 70% dos alimentos que chegam à mesa da população todos os dias. A categoria é de aproximadamente 1 milhão de pessoas entre pequenos proprietários rurais, meeiros, parceiros e assalariados rurais.
Durante as cinco décadas de trajetória do Movimento Sindical em Santa Catarina, a Fetaesc tem trabalho com inúmeras ações e atividades para representar, organizar, integrar e lutar por políticas públicas que garantam direitos, benefícios previdenciários, qualidade de vida e condições dignas de trabalho aos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Santa Catarina.
Para o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, a chegada dos 51 anos representa o término de uma linda história, construída com muitas lutas, reivindicações e trabalho, e o início de um novo ciclo. “Precisamos construir os próximos 50 anos com sustentabilidade e oportunidade para as famílias agricultoras e seus filhos permanecerem no meio rural com qualidade de vida e de trabalho”, salienta Dresch.
Fetaesc
Após a criação de sindicatos em dezenas de municípios catarinenses em 1968, o Movimento Sindical se empenhou na fundação da Federação, que passou a representar os Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina. Em 7 de janeiro de 1969, o Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho e Previdência Social reconheceu a Fetaesc como entidade representativa.
Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc