A Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc) promoveu o 1º módulo da 7ª turma Regional Sul, entre os dias 11 e 17 de junho, na sede da Fetaep, em Curitiba, no Paraná.
Agricultores (as), dirigentes sindicais e assessores (as) das três Federações do Sul do país, Fetaesc, Fetaep e Fetag-RS, participaram de diversas atividades que refletem a prática sindical por meio de um processo formativo, contribuindo, de forma significativa e intensa, com a organização e com a luta do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
No 1º módulo, o eixo temático foi a ação sindical e desenvolvimento rural sustentável e solidário; a unidade temática, estado, sociedade, ideologia; e os eixos pedagógicos, memória, identidade e pedagogia para uma nova sociabilidade.
O objetivo do curso é proporcionar uma formação política que fortaleça e qualifique a atuação do movimento na disputa por políticas e projetos na sociedade, enfatizando a importância do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), como enfrentamento às politicas neoliberais e valorização do campo como espaço de qualidade de vida e de construção da identidade dos sujeitos do campo, suas pautas e lutas.
Durante os sete dias, a programação contou com momentos de integração, palestras, reflexões, dinâmicas, debates, trabalhos em grupo e místicas que contribuíram com o desenvolvimento do processo de formação militante, continuada e articulada em âmbito nacional, regional, estadual e municipal, oportunizando aos educandos (as) os desdobramentos da estratégia de multiplicação criativa da Enfoc.
Além de estimular reflexões sobre as práticas educativas em consonância com o projeto de sociedade que se quer construir, objetivando influenciar novas dinâmicas relacionais, organizativas, produtivas e culturais; o curso favorece vivências metodológicas e pedagógicas orientadas pelos princípios da Política Nacional de Formação (PNF).
Na última sexta-feira (14), a 7ª turma teve a oportunidade de participar de uma vivência pedagógica na Lapa, município do Paraná, que completou 250 anos no último dia 13. A visita ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lapa e na cidade, que abriga casarões antigos, tombados como patrimônio histórico, proporcionando uma reflexão sobre a ocupação no espaço e no território e sobre a formação do campesinato na Região Sul e a construção da identidade dos sujeitos e suas lutas.
Durante o 1º módulo, os educandos (as) participaram de uma oficina de capacitação sobre o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, plataforma Moodle, onde eles têm de participar das discussões durante o tempo comunidade, que é o intervalo entre os módulos e o momento de olhar articuladamente para as relações nos espaços de vida e trabalho.
A missão da Escola Nacional é desenvolver processos formativos continuados numa perspectiva crítica, libertadora e transformadora, por isso a Enfoc se desafia a conjugar várias dimensões: formação política e sindical, qualificação profissional, desenvolvimento local e educação do campo; em um mesmo referencial pedagógico, crítico e dialógico, dirigido à formação humana.
O 2º módulo da 7ª turma Enfoc Regional Sul ocorrerá na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), de 10 a 16 de setembro.
Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc