A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) promove o Curso Estadual de Formação para Mulheres Trabalhadoras Rurais entre os dias 20 e 24 de maio, na sede da Federação, em São José.
Cerca de 30 mulheres agricultoras, dirigentes sindicais, coordenadoras da Comissão Estadual de Mulheres estão participando do I módulo da Enfoc Mulher, que aborda a trajetória das mulheres de forma individual e coletiva; sociedade, patriarcado e feminismo; participação política das mulheres; resgate histórico das lutas e conquistas das mulheres no Movimento Sindical, com ênfase na Marcha das Margaridas.
O objetivo do curso é promover ações de capacitação que incentive a permanência das mulheres no meio rural; proporcionar uma formação política, feminista e sindical; além de estimular a elevação do conhecimento às mulheres do campo, visando a qualificação e o empoderamento como mulheres, cidadãs e dirigentes sindicais.
Durante o curso, as participantes têm a missão de refletir e compreender a formação da sociedade capitalista, o papel do estado e das instituições que compõe a superestrutura, construindo uma conexão com o tema patriarcado. Haverá também uma reflexão sobre os aspectos constitutivos do patriarcado, nas suas diversas expressões ao longo da história e os padrões de comportamento condicionados por ele.
Na ocasião, serão resgatadas a origem e a história do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), com ênfase na trajetória político organizativa das mulheres trabalhadoras rurais. O intuito é identificar e refletir a história das mulheres no MSTTR, processos de mobilização e articulação, buscando condições de igualdade; além de compreender os desafios, lutas, conquistas e ações afirmativas das mulheres no contexto do Movimento Sindical.
Marcha das Margaridas
Outro assunto de extrema importância que será discutido durante a Enfoc Mulher é a plataforma política da Marcha das Margaridas deste ano, o significado e o reconhecimento da importância da ação que mobiliza milhares de mulheres agriculturas brasileiras.
Para finalizar, as participantes terão trabalho em grupo para estudar os três primeiros eixos temáticos da Marcha das Margaridas 2019, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília.
Assista à abertura do Curso Estadual de Formação para Mulheres Trabalhadoras Rurais:
Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc