A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) promove o II módulo do Programa Jovem Saber nesta sexta-feira (17) e sábado (18), em Irineópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina.
Durante a reunião itinerante da Comissão Estadual de Jovens, haverá o estudo da cartilha do II módulo Jovem Saber para capacitar e orientar os jovens do meio rural a criarem novos grupos de estudos em suas regiões.
Além do estudo, os participantes visitarão uma propriedade rural que produz tabaco, erva mate e ora-pro-nóbis. Para conhecer histórias de sucesso e empreendedorismo, os jovens farão uma visita ao Bar do Cipó, que oferece turismo rural aos visitantes.
Os jovens também vão participar do Encontro de Jovens da Associação da Erva Mate (Astramate), que ocorrerá neste sábado (18), em Irineópolis, com gincana recreativa, palestras e rodas de conversa sobre assuntos ligados à Agricultura Familiar e à sucessão rural.
O coordenador Estadual de Jovens, Adriano Gelsleuchter, avaliou o primeiro módulo positivamente e ressalta que o encontro fortalece a integração da Comissão de Jovens, promove discussão e qualifica o debate da juventude dentro do Movimento Sindical. “O Programa Jovem Saber foi remodelado para que novos grupos de estudos sejam criados”, destaca o coordenador de Jovens da Fetaesc.
O Programa Jovem Saber conta com oito módulos e pode ser organizado com 6 a 12 jovens com idade entre 16 e 32 anos, preferencialmente, respeitando a paridade de gênero.
A Comissão Estadual de Jovens é composta por 17 membros, que são indicados pelas microrregiões, e tem a missão de planejar ações que contribuam com a qualidade de vida da juventude rural; discussões sobre a atual conjuntura política do país e recursos para que os jovens permaneçam no campo e deem continuidade às produções agrícolas da família agricultora, promovendo a sucessão rural e diminuindo o êxodo rural.
Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc